quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Problema das enchentes após chuvas torrenciais em Nova Iguaçu tem solução.

Bastou menos de meia hora de uma forte tempestade, de ontem (13), para que novamente o Canal da Rua Perseverança, bairro Danon (FOTO) em Nova Iguaçu, Via pública transversal, Av. Abílio Augusto Távora – RJ – 105 (Antiga Estrada de Madureira) transbordasse devido a deslizamentos de lama e pedras. Políticos e gestores estaduais e municipais urge trazer para nossa cidade o PROJETO IGUAÇU -  Projeto de Controle de Inundações e a Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí.  A Fase 3 deste projeto, somado a inclusão de Obra de Contenção das Encostas, deve ser vista como PRIORIDADE EMERGENCIAL, por parte do novo governo municipal e estadual, em 2017. Não dá mais para postergar providências. Alguns pensam que este projeto morreu, ledo engano, apenas houve negligências de gestores do Governo do Estado/INEA anteriores e atual, em traze-lo para Nova Iguaçu de forma mais efetiva.
Este canal,  na verdade, reitero aqui para quem não possui conhecimento é uma das nascentes de uma das sub-bacias do Rio Botas. Bairro Danon devido a sua topografia (área alta), não sofremos com enchentes, porém há grande temor quanto a deslizamentos de pedras, que descem da Serra de Madureira.
Registro aqui a minha sugestão para que o novo Prefeito, Rogério Lisboa estabeleça o bairro Danon, como BASE DE ALERTA, com placas amarelas e vermelhas, dentro de um sistema de bloqueio do acesso às vias alagadas, integrado ao CONIG – Centro de Operação de Nova Iguaçu. Uma boa pauta sugerida para ser discutida, também na Câmara de Vereadores.
Muitos políticos e até lideranças de bairros afetados por enchentes de nossa cidade, acredito que não saibam, mas quando este canal transborda, em seguida, quase todo o resto da cidade, ficam terrivelmente alagadas.Acrescento e finalizo que este projeto iria beneficiar 23 bairros de Nova Iguaçu.

Alcy Maihoní Rodrigues é integrante do Comitê de Acompanhamento de
Obras (CAO) do Rio Botas/Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário