quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

1/3 de aula extraclasse é essencial estar plenamente em vigor.

Vamos corrigir a manchete da matéria: (por Iris Pessoa De Oliveira)

Professores terão direito a 50 horas de planejamento, durante o horário de seu expediente ao longo de 2019.

- Ah, mas o meu filho não vai ter aula, vai sair cedo etc...

Pois bem...tia Iris explica:

1) Escola NÃO é, a priori, um lugar para você deixar o seu filho enquanto faz qualquer outra coisa. Escola é um lugar onde você deixa o seu filho para aprender.

2) Enquanto o nosso governo não legaliza o ensino domiciliar, você tem que levar o seu filho para a escola. E quando faz isso espera que ele tenha aulas excelentes.

3) Para que um professor consiga elaborar uma aula excelente, ele precisa planejar esta aula, revisar as atividades realizadas pela turma, traçar novas estratégias, trocar experiência e até pedir ajuda para os colegas em alguns casos.

4) A jornada de trabalho de um professor da rede municipal hoje em dia, varia de 22h30 min a 40h, sendo, às vezes de 45h semanais.

5) O professor, assim como você pai e mãe, tem casa, filho, cachorro, papagaio, periquito e sua própria saúde mental, física e espiritual para cuidar.

6) Se, o professor nao tiver horário de planejamento durante o seu horário de expediente, podem ocorrer duas situações que chamarei de A e B:
A - o professor entra na sala todos os dias e decide na hora o que vai fazer com a turma
B - o professor leva todo esse trabalho para fazer em casa, após seu horário de expediente, sem remuneração e exAtamente naquele tempo em que ele deveria dedicar aos itens elencados no tópico 5 (sua própria casa, família e vida)

7) Obviamente, você não quer que o professor de seu filho sequer saiba o que ele irá trabalhar amanhã na turma. Certo? Então você apoia que o professor faça o planejamento em casa.

8 ) Assim, no dia seguinte o professor chega com a aula planejada e a vida toda "zuada", porque não conversou com o marido, não arrumou a casa, não foi à academia, nem à  igreja, nem viu o caderno de seu filho. A aula está  pronta, mas ele tá "puto".

9) Imagine você manicure, por exemplo: acabou seu horário no salão e você leva aquelas clientes que não conseguiu atender no salão, para atender em casa. E aí, dá todo o dinheiro para a dona do salão.

10) Imagine você faxineiro. Terminado seu horário você leva os baldes e panos de chão para lavar em casa porque não deu tempo de lavar no trabalho. E não recebe nada por isso.

11) Imagine você médico, após encerrado seu horário no plantão, levar os pacientes para terminar de atender em casa ou no consultorio particular e também não ganhar nada por isso.

12) Imagine você operador de telemarketing levar o telefone da empresa pra casa e continuar atendendo as ligaçoes que não atendeu porque seu horário acabou. E nao receber nada por isso.

13) Aposto que a manicure, o operador de telemarketing e até o médico e o faxineiro consideraram a ideia absurda né?
Mas, pro professor tudo bem?

Tudo bem não!

Portanto...eu APOIO a elaboração de um calendário escolar que respeite o meu direito à vida própria!

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Como Coordenador do Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu e estando Repres. Pais de Alunos, digo e defendo: Que 1/3 da jornada de trabalho do professor é constitucional, é lei, então que se cumpra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário