sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

RETROSPECTIVA DO MAIHONÍ 2019


JANEIRO

A falta de água na cidade de Nova Iguaçu é uma das maiores demandas existentes.
Na manhã desta segunda -feira (7), moradores do  condomínio Bento Rubião e Maria Pitela do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal entregue pela prefeitura de Nova Iguaçu, há dois anos,  no bairro Ponto Chic,  fizeram uma manifestação para chamar a atenção das autoridades competentes pela falta d'água. Muitas comunidades no eixo da Estrada de Madureira, também sofrem com a falta de água potável. 

FEVEREIRO
A primeira reunião ordinária de 2019 do Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu, realizada na quinta-feira (14) última.

Pautas:
a) Leitura da ata do mês de dezembro; 
b) Apresentação dos ofícios/processos recebidos; 
c) Matrícula 2019; 
d) Empresa terceirizada  PRIME; 
e) Merenda escolar; 
f) Processo 2017/016.976 – reforma das escolas; 
g) Assuntos gerais e informes.
Os encaminhamentos aprovados pelo Colegiado, após reunião foram despachadas com prioridade e entregues  no mesmo dia, a Semug para as devidas providências administrativas.

MARÇO
Ontem (26) com as conselheiras do Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu: Gil (Sepe), Aparecida (PGM) e Wanda (Semug), Comissão de Planejamento, Legislação e Normas deste conselho analisando as pendências finais do processo de alteração do Fundo Municipal de Educação. O Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu cobra a estruturação deste fundo.

ABRIL

Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu aprovou no dia 13 seu Regimento Interno, realizou eleições para nova Secretaria Executiva e também elegeu 03 novas instituições para estarem no Conselho Municipal de Educação.

MAIO

Estive presente representando o Diretório de Nova Iguaçu-RJ

JUNHO

Estive representando o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de N.I. na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu na Audiência Pública  realizada no dia 19, sobre PRESTAÇÃO DE CONTAS da Secretaria Municipal de Educação, realizada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

JULHO


AGOSTO

Assembleia Ordinária do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu, realizada hoje, no espaço da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, centro - Nova Iguaçu. Fiz apresentação do histórico deste importantíssimo fórum de nossa cidade. No segundo momento foi dado solenidade de Posse da nova Secretaria Executiva/ Coordenação para a gestão 2019-2022. Que consiste as instituições:
1) ASTSA -Associação Somos Todos Sangue Azul;
2) CACJOC - Centro de Atividades Comunitárias João Custódio;
3) Associação de Moradores e Amigos do Bairro Jardim Primavera.

SETEMBRO
Concurso de arte para uniformes da rede estadual do Rio de Janeiro: 2 milhões de camisas = 700 mil alunos beneficiados
Três estudantes de Nova Iguaçu os criadores:
Kellytha Benjamim, José Nascimento e Vitor de Moraes

OUTUBRO
Candidatos revoltados com o processo eleitoral
O processo de escolha dos conselheiros tutelares de Nova Iguaçu, realizado no dia 06 de outubro, deixou indignados muitos candidatos(as) que concorreram ao processo eleitoral ao cargo de Conselheiro Tutelar de Nova Iguaçu.
Durante todo o domingo (6), dia da votação, pipocaram muitas reclamações de candidatos e de eleitores. Muitas foram as irregularidades. Porém, processo seguiu adiante.

NOVEMBRO
Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu na audiência pública de segurança da Câmara de Nova Iguaçu
Na oportunidade de fala representando este fórum, indaguei duas situações:
a) Questionei do porque a prefeitura até hoje não instituiu o GGIM - Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública, tendo em vista que na gestão anterior foi muito debatida e bem aceita dentro dos conselhos CONSEG e CCS. Até uma minuta de Decreto foi a nós conselheiros apresentada para análise em meados de 2014, faltando apenas ser aprovada pela casa legislativa e sancionada pelo prefeito.
Para quem ignora o GGIM é um importante fórum deliberativo e possuiria 12 representatividades em sua composição  de diferentes esferas e forças com atuação na área de segurança pública.
b) Questionei também de como ficará os recursos oriundos da ALERJ, quanto a manutenção do "Programa Segurança Presente" em nossa cidade, tão logo termine o mandato dos Deputados e do Governador. 

Audiência Pública na ALERJ realizada pela Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, na quinta-feira última (28). As propostas reivindicatórias contidas na Carta destinada ao Governador. Estive representando o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu. E como ex-conselheiro de segurança pública de Nova Iguaçu dei minha contribuição a redação final.
A Carta de Reivindicações foi construída coletivamente onde se faz recomendações significativas para o avanço dos CCS do Estado do Rio de Janeiro.
Principais tópicos da carta em questão:
1) Mudança de Decreto de criação para um Projeto de Lei;
2) Integração de fato das 7 RISPS do Estado por meio de Fóruns Permanentes;
3) Acrescentar o caráter Deliberativo Não cabe mais os CCS serem apenas consultivos;
4) Que na Lei os CCS se tornem fiscalizadores;
5) Que não tenha mais distinção entre conselheiros e ex-conselheiros. Todos e todas passem a denominar-se conselheiros. Afinal uma vez conselheiros/as sempre conselheiros.
6) Criação do Conselho Estadual de Segurança Pública. 
7) Criação de um Portal da Transparência para que a população tenha acesso as informações pertinentes as atividades desta politica pública e dos CCS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário