sábado, 7 de novembro de 2020

Valão do Danon e Palmares deveria ter uma obra estrutural e não serviços paliativos


Uma das sub-bacias do Rio Botas, localizado aqui no bairro Danon –Nova Iguaçu, (Rua Júlio César) e que corta a Av. Abílio Augusto Távora ( fotos 01 e 02), jamais teve uma intervenção estrutural por parte da Prefeitura ou Governo do Estado. Este valão segue no sentido ao vizinho bairro Jardim Palmares (fotos 03,04 e 05). Quem reside ao longo deste valão convive em um cenário fétido.

Ali é despejado esgoto in natura, uma vez que inexiste esgoto tratado na porta das casas. Para piorar há “pontos viciados”, em que as pessoas (e até comerciantes) estão habituadas a jogar o que bem entendem. Urge um responsável trabalho de saneamento básico e de educação ambiental.

Reflexo disto, quando chove, os detritos menores escoam e vão parar nos córregos mais a frente, causando as enchentes em vários outros bairros, a qual povo e políticos iguaçuanos bem conhecem.

NESTE ANO DE ELEIÇÕES O QUE A PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU SIMPLESMENTE FEZ? Capinou e desassoreou alguns pequenos trechos deste valão. Entendo que este tipo de intervenção, engenheiros e técnicos do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, concordavam comigo certa ocasião, a qual deve ser feita em TODA esta sub-bacia e não de forma “fatiada”. E que a lógica dos trabalhos iniciasse de cima para baixo.  Vamos agora aguardar uma nova gestão municipal e que a partir de 2021 as autoridades recém eleitas tenham forte olhar e ações para não somente este valão, e sim para todos os demais existentes em nossa cidade.

Alcy Maihoní – Ex-membro da Comissão Executiva Projeto Iguaçu - CLA/Rio Botas/Danon – Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário