quarta-feira, 12 de novembro de 2014

2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA ELABORAÇÃO/ADEQUAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - COMISSÃO TÉCNICA

Trabalho integrado entre o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), tendo a coordenação da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC).
Por Alcy Maihoní

Neste encontro em Belford Roxo, assim como no primeiro realizado recentemente em Duque de Caxias, participei representando o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação e o Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Nesta etapa de trabalho o  objetivo é a troca de experiencias e recebimento de orientações de como elaborar o diagnóstico que balizará as metas e estratégias educacionais dos Planos Municipais de cada região pelo próximo decênio (2014-2024).
Encontro ocorreu no Espaço Cultural Fabel - Faculdade de Belford Roxo no dia 10/11, tendo a presença de representantes dos municípios de: Belford Roxo, Guapimirim, Magé, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro e São João de Meriti.
O Plano Nacional de Educação - PNE trabalha com metas preestabelecidas e os municípios mesmo já possuindo seus PMEs terão que se adequarem, como é o caso de Nova Iguaçu.
A INCOERÊNCIA:
O Plano Municipal de Educação de Nova Iguaçu (PME-NI) que ora está em vigor (2008-2018), cujos objetivos e metas realizada com esforço na época, foi sumariamente desprezado pelos "doutores da educação" (MEC/CONSED/UNDIME/SEEDUC). Tudo bem que praticamente o teor do que ficou estabelecido na conferencia que resultou no atual PME-NI,  quase nada foi concluído, ficou no papel e engavetado. Concordo sim! Que se faça adequações, mas somos nós iguaçuanos que deveria decidir ou não pela atualização, porem não será assim, uma vez também que na verdade a sociedade está pouco se lixando para o tema educação. 
A coordenação alegaram que o nosso PME foi feito por divisões setoriais e que agora conforme determina o PNE, devem obedecer as novas propostas e metas. A coação, não vejo outra palavra mais apropriada é que cada município se esforcem ao máximo para cumprir e satisfazer os caprichos das metas Brasil e tudo vem sendo realizado as pressas, existe até prazo, para apresentar os planos. Porem os municípios estão com pires na mão, necessitando de recursos financeiros, como então resolver esta equação? Estão dando um enorme enfoque na questão quantitativa (algo que dá voto) e por outro lado menosprezam o fator qualidade (que dá conhecimento). Penso que é o momento ideal para que todos os municípios do estado do Rio de Janeiro se manifestassem contrários a essa ditadura educacional e afastasse esta espada sobre as cabeças das crianças. Em resumo seria bom para a educação se os municípios fossem mais libertos, autônomos e dessem uma grande banana a esses vermes burocráticos que ora estão no poder e que não tem noção de como criar um modelo de Sistema Educacional mais eficaz. A educação merece melhores gestores.
Detalhe deste 2º encontro: Não ví nenhum representante do segmento de pais e responsáveis de alunos, com exceção de minha pessoa. 
Lamentável!!!

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