quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Conselheiros de Nova Iguaçu não querem ser filmados.

O ambientalista iguaçuano, sr. Gilvoneick de Souza desde agosto vem tentando filmar as reuniões dos conselhos de nossa cidade, visando dar transparência a população sobre as politicas públicas da prefeitura, todavia vem enfrentando grande resistência dos diversos conselhos e corre risco de ser processado pelos mesmos. 
Algumas reuniões são paralisadas e canceladas por conta disto. Aqui no CONSEG - Conselho de Segurança, Direitos Humanos e Cidadania, cuja reunião ordinária deste mês de setembro, todos os conselheiros indignados se levantaram e foram para uma outra sala  da Subsecretaria dos Conselhos dar continuidade aos trabalhos, deixando o visitante com sua filmadora sozinho. 
Onde fica afinal a tal Lei da Transparência? 
Como ex-conselheiro de muitos anos e de alguns conselhos municipais e estaduais,  sou de opinião de que nada vejo de impedimento legal em se filmar estes espaços participativos e de controle social.  Importante frisar que todas as reuniões ordinárias e extraordinárias de todos os conselhos são de caráter público. Somente as reuniões das comissões que são de trabalho específico, carece de maior privacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário