quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

De blog para blog X Estrada de Madureira


"Bornier cria Força Tarefa para
desobstruir a Estrada de Madureira
Uma força tarefa envolvendo a prefeitura e o governo do Estado está mobilizada, desde esta terça-feira (8), para acabar com os transtornos provocados por verdadeiras crateras e pista escorregadia que os motoristas vêm enfrentando na RJ-105 (Avenida Abílio Augusto Távora), também conhecida como Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu.
O mutirão, em caráter emergencial, tem a participação da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e Cedae, que disponibilizaram operários, caminhões, retroescavadeiras e rolos, a pedido do novo prefeito eleito, Nelson Bornier.
O início da ‘operação resgate’ chegou a provocar congestionamento de cerca de sete quilômetros nos dois sentidos da rodovia estadual. O trecho em obras só foi liberado pelos agentes de trânsito da prefeitura, no final da tarde.
O trecho mais crítico ficava na altura da Estrada da Palhada. Mas o problema atinge cerca de dois quilômetros de extensão, entre os bairros Danon e Valverde. Ali, os motoristas não estavam conseguindo dirigir a mais de 20 quilômetros por hora. A situação se agravou ainda mais com as chuvas de Verão que têm castigado a Baixada Fluminense, no final do dia.
O problema, segundo Abílio Quintal, do Gabinete de Crise, criado pelo prefeito Nelson Bornier, se deve a obstrução da rede de esgoto. Segundo ele, o sistema já não suporta mais a demanda de água da chuva e detritos domésticos, que escoam, sobretudo, da Estrada da Palhada e as ruas Rosana Reina, Paulo Reina e José Augusto Lameira.
A operação envolve ainda caminhões flex e a vácuo, que estão fazendo sucção e lavagem da lama em galerias, bueiros e caixas de esgoto, com a ajuda de operários e técnicos da Cedae. “A situação é bastante complicada, aqui na Estrada de Madureira. O prefeito Nelson Bornier nos pediu o máximo de celeridade. Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), vamos chegar ao trecho da Mangueira e do Marco II”, anunciou Quintal.
O trabalho de recuperação da malha viária, com o recapeamento asfáltico, está sendo realizado pela empresa IP Engenharia, que presta serviços para o DER. “Já consumimos cerca de 60 toneladas de asfalto, desde o quilômetro 32, até este trecho da Estrada da Palhada. Mas a operação vai se estender até o início da Estrada de Madureira, próximo ao Centro de Nova Iguaçu”, explicou Mário de Andrade, encarregado da usina de asfalto.
Comerciantes da região festejaram a postura do prefeito Nelson Bornier. “Já estávamos ficando desesperado com esta situação. A minha loja vendia em torno de R$ 3 mil a R$ 4 mil, diariamente. Com a Estrada de Madureira intransitável, o meu faturamento caiu em mais de 60%”, queixou-se um comerciante, que não quis se identificar.
Márcio Andrade, da IP Engenharia, disse que o governo do Estado e a prefeitura de Nova Iguaçu devem realizar um estudo técnico para mudar o sistema de escoamento de água e esgoto da Estrada de Madureira, de forma a evitar, em breve, novos transtornos para os motoristas"
Fonte: http://noticiasdoalmeida.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário