sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

FÓRUM REGIONAL DE GESTORES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA - Parte 4/5

EVENTO DE 2015: Tema foi “Programa Um Novo Tempo para Segurança”

EVENTO DE 2012: Tema era “Segurança Pública e os assassinatos de menores da Baixada Fluminense”. 
Há três anos no auditório da Diocese de Nova Iguaçu o Secretário de Estado de Segurança Pública do RJ, Mariano Beltrame (foto ao lado) chocou a população Iguaçuana, ao lado de Dom Luciano Bergamin, quando em sua fala soltou a declaração de que “os resultados da UPPs não refletiu ou vem refletindo na Baixada”. Fiz comentário a respeito aqui neste blog no dia 27 de novembro de 2012 com o título: O dia em que Nova Iguaçu entrou muda e saiu calada. Evento este promovido pela sociedades civis: Diocese de Nova Iguaçu, Centro de Direitos Humanos, Comissão de Seg. Pública da Câmara de Vereadores de N.Iguaçu, Fórum Pro-Sinase, UFRRJ, Pastoral da Terra, entre outras. De lá para cá não verifiquei nenhuma mudança significativa, a não ser mais insegurança nas ruas e avenidas. Destaco aqui que na época houve uma hecatombe de comentários nas redes sociais a respeito do evento, diferentemente deste fórum regional privativo.
Pelos flashes fotográficos nota-se no recinto do Hotel Mercure, as pessoas de crachás e portando o Programa Um Novo Tempo para Segurança. Entretanto, NINGUEM até agora se propôs mostrar a população que tipo de programa é este que o estado adotou e ora apresentou neste fórum. Isto me incomoda. Quem tem acesso à internet fica antenado, mas quem não possua como fica?
De qualquer forma resumo aqui: Este programa foi publicado em 03/07/2014, consiste em buscar qualidade nos processos de aprendizagem e de avaliação, para possibilitar:
A.    Autonomia intelectual dos policiais;
B.     O domínio do conhecimento técnico-cientifico;
C.     A capacidade de gerenciar as conflitualidades e de interagir com a sociedade;
D.    A consciência da qualidade e o estimulo à reflexão das implicações éticas, técnicas e legais de seu trabalho.
Basicamente é isto. Muita tese para que os policiais assimilem.
Mas será que houve avanços de 1 ano e cinco meses para cá? Cadê os comentários a respeito disto? Depois eu que sou pedra de sapato...um tempo por favor!!!

O Coletivo Popular tem fome de saberes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário