terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Respondendo ao amigo Ivan Junior – Reclamações De Nova Iguaçu.

SAÚDE PÚBLICA X SANEAMENTO BÁSICO

Boa noite!
Uma vez que você me destacou no seu comentário no Facebook, para opinar sobre um assunto de suma importância para nossa cidade de Nova Iguaçu que é a SAÚDE PÚBLICA, darei meu posicionamento, utilizando este blog, visando maior alcance de comunicação, entretanto, sabendo que possivelmente não irei agradar A ou B com relação a este debate virtual, uma vez que possuo opinião formada a respeito de forma 100% apartidária. 
Pois bem, em julho de 2012, TODOS os postos básicos de Nova Iguaçu estavam em frangalhos, como pude voluntáriamente e por conta própria apurar pessoalmente, detectando muitas deficiências.  Após trabalho de fiscalização e entrevista nas unidades, fiz uma bateria de comentários neste meu blog com o titulo: “Nossa Verdade Inconveniente”
 
 
Fotos: Posto Básico PSF- Aliança - ano 2012
De 2013 para cá vem surgindo estas Clinicas da Família. Estive na inauguração de apenas uma, até o momento, que foi a de Comendador Soares e pretendo estar na futura Clinica da Família de Jardim Palmares, que esta prestes a ser inaugurada e cujo bairro Palmares é vizinho, ao bairro Danon, onde resido. Alguns relatos de amigos que residem em alguns bairros que possuem estas recentes clinicas me informam que possuem médicos sim, embora alguns vem absurdamente faltando ao trabalho. Esta classe médica sempre foi complicada, quando prestam serviços ao município, assim como outros servidores de outras áreas. Cabe a prefeitura, vereadores e o Conselho Municipal de Saúde verificar o que esta havendo e cobrar tais presenças. Porem, discordando sobre a afirmação de que não existem médicos, nestas unidades, digo que na medida do possível esta havendo sim atendimento médico nestas clinicas. No quesito estrutura física, não há o que questionar o antes e depois, pois as fotos que circulam nas redes sociais, falam por si. Necessário é checar informações, antes de divulgar qualquer tipo de situação, não podemos tirar conclusões precipitadas, motivadas por alguns pacientes que em dado momento não foram atendidos. Se olharmos no geral a saúde do estado está bem pior, em comparação com a do nosso município.
Sobre a questão de Saneamento Básico, você foi feliz em ligar os fatos, pois a primeira vista parece que uma coisa não tem nada haver com outra e muitos pensam que estas políticas públicas estão separadas.  

Mais, à frente podemos retornar o assunto e abordar questões relativas ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que em nossa cidade já deveria estar a pleno vapor e que infelizmente esta a desejar, devido a crise econômica atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário