Quando ouve aquela consulta pública, realizada no auditório da FIRJAN, aqui em Nova Iguaçu, para a criação desta APA, em 04/10/2011, fui ao microfone e expus meu ponto de vista contrário a proposta. Explicando aos gestores da época e a plenaria que nosso município sairia perdendo. Não me agradava a ideia esta APA estadual, abarcar algumas de nossas APAS municipais. A APA, mesmo assim foi criada em janeiro de 2013. O INEA, posteriormente realizou algumas outras reuniões e numa delas, refleti e vi que poderia ser positivo para a cidade e ao nosso povo.
Mas, o tempo passou e apesar dos recursos do ICMS-VERDE, entre outros valores ambientais engordarem a conta corrente do INEA, até presente data nada de útil foi feito aqui.
A prova são as constantes enchentes.
Um dos objetivos desta APA, é assegurar a preservação e manutenção de grandes áreas livres e permeáveis na bacia de inundação dos rios Iguaçu e Botas, com vistas a minimizar os efeitos das cheias e inundações. Mas...nada foi feito!
Agora, em ano eleitoral, agrupa-se de novo, algumas entidades e ambientalistas, conhecidos, nesta oficina de atividades, para elaboração do Plano de Manejo.
Voltei a não acreditar nesta APA Alto Iguaçu.
Só vendo Projetos Especificos, somado a uma gestão junto ao MP visando as adequações ambientais das propriedades rurais. Se esses fatores não constarem neste Plano de Manejo, tudo que foi desenvolvido na oficina participativa, ontem terá sido perda de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário