quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A BNCC para o Ensino Médio.

Análise crítica sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. 
Por Alcy Maihoní
Hoje, fiz leitura da Base de Ensino Médio e estou muito preocupado. Foi aprovado ontem (4), pelo Conselho Nacional de Educação  (CNE). Meu estranhamento se dá na rapidez da aprovação do texto, agora no final de governo e que ao meu ver trará danos ao ensino médio. Bolhas no sistema foram criadas!

Destaco aqui alguns pontos analisados:
1) Como ficará a carência de professores nas áreas de física e química? Uma vez, que não há mais obrigatoriedade,no que tange a ciencias da natureza e suas tecnologias.
2) Na formação de professores, as Universidades terão doravante se reinventarem;
3) O desprezo pelas manifestações de diversos grupos e segmentos da sociedade civil foi gritante, logo a Democracia foi apunhalada.
O novo sistema não oferta uma estrutura sólida e adequada, onde a formação dos estudantes do Ensino Médio, corre sérios riscos.
Esta bomba de pavio acesso, não precisa passar por votação no Congresso, nem sanção presidencial.
Mas, enfim o texto seguirá agora para o Ministério da Educação  (MEC), para homologação. E vamos torcer para que caia na mão do novo Ministro de Educação  e sua equipe objetivando que revogue ao menos alguma destas situações conflituosas. A reforma é necessária, mas não do jeito como foi consolidada. Municípios pequenos serão os mais afetatos substancialmente. 

Alcy Maihoní Rodrigues
Conselheiro de Educação Nova Iguaçu/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário