sábado, 2 de março de 2013

Lei Maria da Penha - Campanha

BRASÍLIA – 1º de março de 2013 – Uma em cada cinco mulheres brasileiras consideram já terem sofrido violência dentro de casa. Em 80% dos casos, os agressores são namorados e maridos. Os alarmantes dados do Mapa da Violência 2012 – Homicídios de Mulheres no Brasil, a mais completa e recente pesquisa sobre o tema, indicam que, a despeito das recentes conquistas femininas, muitas brasileiras ainda enfrentam um cotidiano de medo, violência e sofrimento. Em uma iniciativa para fomentar o debate sobre o tema e ampliar a conscientização sobre essa situação, o Banco Mundial lança neste 1º de março a campanha HOMEM DE VERDADE NÃO BATE EM MULHER.
Dez personalidades masculinas – entre as quais os atores Cauã Reymond, Gabriel Braga Nunes, Thiago Fragoso, Rodrigo Simas e o judoca Flavio Canto - foram convidadas a posar empunhando um cartaz com a mensagem da campanha. O objetivo é acabar com o estigma de que a Lei Maria da Penha, promulgada em 2006, é uma legislação contra os homens. Nenhum dos participantes cobrou cachê para fazer a campanha. A única participante mulher é Maria da Penha Maia Fernandes, que dá nome à legislação.
“A igualdade entre os gêneros é fundamental para o desenvolvimento e a produtividade econômica. A questão também envolve meninos e homens. Os homens não perdem nada quando os direitos femininos são promovidos. Ao contrário, estudos indicam que relações equilibradas são boas para as mulheres, homens e famílias”, disse Deborah L. Wetzel, diretora do Banco Mundial para o Brasil. “Por isso o Banco Mundial está promovendo uma campanha para engajar os homens. A Lei Maria da Penha não é uma legislação contra eles, mas por um futuro melhor para todos”.


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