segunda-feira, 17 de junho de 2013

Nova Iguaçu/RJ: Política Urbana e de Saúde, um encontro informal.

Situação atual – Análise e necessidades
Diretoras do MAB, falam sobre suas áreas de atuação.
Por Alcy Maihoní

C
onforme previamente agendado, estive ontem (16) pela manhã, com duas diretoras da Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu – MAB. Local do encontro ocorreu na residência de uma delas, no Bairro Jardim Palmares, vizinho ao bairro Danon, pertencentes à Unidade Regional de Governo de Comendador Soares.

Foram 4h (quatro horas) de questionamentos, esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos onde os principais assuntos abordados foram:
a)   Políticas Urbanas: Transito transporte, mobilidade e acessibilidade, habitação, saneamento e meio ambiente; conselho (COMPURB) e Fórum Popular Perm. Urbano, Rural e Ambiental;
b)   Saúde: Clinicas da Família (Atenção Básica), Hospital da Posse, Hospital e Maternidade Mariana Bulhões, Hospital de Caridade Iguaçu e Conselho Comunitário da Saúde.
 
Diretoras do MAB: Maria de Lourdes e Eliane Leocardo

Uma breve apresentação:

v  Eliane Eleocardo – Ex- presidente da Associação de Moradores do Jardim Nova Era, Diretora de Políticas Urbanas da Federação-MAB e Conselheira Municipal de Saúde de Nova Iguaçu.

v  Maria de Lourdes – Presidente da AMOCHEL, Diretora de Saúde da Federação-MAB, Integrante da Pastoral da Criança/Diocese-NI e Conselheira Municipal de Saúde de N.Iguaçu.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Com relação a estas duas politicas públicas: Cidades (Urbana) e Saúde, no meu ponto de vista, infelizmente ainda não emplacou o Plano de Governo do atual prefeito Nelson Bornier, contrariando as expectativas da população, havida por mudanças significativas. O que de fato mudou depois de passado, mais de quatro meses de governo?

POLÍTICA URBANA EM NOVA IGUAÇU: Mesmo ocorrendo a 5ª Conferencia – etapa municipal, a população carece de um espaço popular e democrático para discussão e debates sobre os assuntos pertinentes e neste caso importante se faz reativar o esquecido, Fórum Popular Permanente de Política Urbana, Rural e Ambiental o mais breve possível e após este feito buscar a regularização do Conselho Municipal de Política Urbana e Gestão Ambiental – COMPURB, que assim como o Fórum ficou completamente abandonado, a moscas, conselho este que considero o terceiro mais importante que um município deve possuir. Penso ser uma insensatez os delegados da sociedade civil organizada, participarem mais uma vez da etapa estadual, sem antes resolver estas lacunas e reavaliar as resoluções tomadas. Ainda há muitos pontos a serem observados, discutidos e ajustados. As necessidades do município só avolumam a cada dia.
A 5º Conferencia das Cidades de Nova Iguaçu realizada, não saciou a fome do povo, pois não houve o principal prato a ser servido que é INFORMAÇÃO.

SAÚDE PÚBLICA EM NOVA IGUAÇU: Expus alguns questionamentos relembrando as quatro prioridades na ordem sequencial de ações prometidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu em inicio do ano, a saber:
1.    Hospital Geral de Nova Iguaçu;
2.    Clinicas da Família – Atenção Básica;
3.    Hospital e Maternidade Mariana Bulhões;
4.    Hospital de Caridade Iguaçu
Resumindo os esclarecimentos, foi passado que a carência de médicos se deve a dois fatores:
a)   Não houve concursos;
b)   Reajuste salarial irrisório de 7%.
De antemão o que dizer sobre estes graves problemas que aflige e reflete no péssimo atendimento a população?
Serão apenas questões salariais? Mais isso já vem de meses e meses, atrais durante as últimas gestões. Concordo que as vagas disponibilizadas e salários deveriam ser maiores, quem seria do contra?
Porem hoje, nenhum Doutor (ra) deseja trabalhar e receber +- R$ 4.000,00, aqui em Nova Iguaçu, um dos mais baixos da Baixada Fluminense.
No Rio de Janeiro o Poder Executivo Municipal vem insistindo em firmar parcerias, mediante celebração de contrato de gestão, privatizando a saúde e entregando toda a administração das unidades de saúde à OS e empresas particulares. E o que dizer do escandaloso concurso (Edital SMS nº 144, de 03 de junho de 2013) com vencimentos, acreditem, no valor de R$ 1.580,10, que sequer chega a dois salários mínimos. Um Seminário da saúde puxado pela sociedade civil seria interessante e necessário. Finalizo por ora, passando pequeno informe...

INFORME: Dia 20 de junho, às 14h, local Policlínica Dom Walmor -5º andar, mais uma reunião do Conselho Municipal da Saúde. Uma boa oportunidade de a população ficar a par do que esta ocorrendo ou irá ocorrer na saúde do município. Quem não participa vive no escuro, no que se refere à saúde a Lei de transparência não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário