sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Conselho de Educação de Nova Iguaçu está pronto para encarar os desafios de 2017.

Por Alcy Maihoní
Profa. Eliane
O Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu - CME, é um amigo de todas as horas. Além de solicitar esclarecimento das autoridades e, uma vez constatadas irregularidades, denunciá-las. É o CME que responde diante do Ministério Público.
O conselho tem competências consultivas, propositivas, mobilizadoras, deliberativas e normativas.  É um órgão por excelência, uma vez que possui condição de cogestor das políticas públicas. Isso significa participar ativamente do sistema, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação como instrumento de melhoria do ensino.
O encontro de formação do CME, ocorrido ontem (24), no auditório da PGM-Procuradoria Municipal do Município, tendo a palestrante Coordenadora Estadual da UNCME/RJ, Profa. Eliane Cavalieri e sua Vice Selma  Cândida. Valiosos esclarecimentos foram passados para as Supervisoras Escolares que lá estiveram. E mais subsídios para nós conselheiros de educação. 
Profa. Selma
Ano que vem, conselheiros governamentais serão trocados pelo novo gestor, mais membros da sociedade civil e outros segmentos não governamentais permanecerão, isto porque, o mandato atual, findará em 2019. 
Há, muito ainda o que realizar, na busca da qualidade do ensino, condições de trabalho e infraestrutura das escolas da rede municipal e  fiscalização da rede privada. Salientando, aqui que o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu esteve presente em todas as reuniões deste conselho, que ninguém pense que esta inativo ou desestruturado.

Nota: O município terá que criar o Fórum Municipal de Educação, exigência do MEC e há prazo estabelecido, conforme afirmação da UNCME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário