quinta-feira, 24 de novembro de 2016

I Encontro de Conselheiros Municipais de Educação e Supervisores Escolares: Demandas e Atribuições.

Por: Alcy Maihoní
Sheila Silva de Lima Costa - Secretaria do CME-NI
Eliana Cavalieri Duarte
- Coordenadora UNCME-RJ
Participei deste evento na tarde, desta quinta-feira (24), no auditório da Procuradoria Geral do Município, Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 335 – centro - Nova Iguaçu, organizado e promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Subsecretaria dos Conselhos Municipais e Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu, tendo como convidada palestrante, a Profa. Eliana Cavalieri Duarte, Coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME-RJ.

Existe uma gama de atribuições, que muitos não fazem ideia da importância e atuação deste Colegiado no município. Profa. Eliana, explanou de forma brilhante objetiva de como os conselhos de educação funcionam. São nada mais, nada menos do que mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e gestores da Educação municipal. A gestão democrática não é apenas eleição de diretores, e sim algo mais amplo onde o CME é a pedra fundamental deste processo, devido suas funções diversificadas.
Quais são as principais funções do Conselho Municipal de Educação - CME?
Cristina Penna -
Subsecretária dos Conselhos 

Municipais de N.Iguaçu
Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário.
Deliberar: autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino. Legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino.
Assessorar: responder aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade. As respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres.
Fiscalizar: acompanhar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.
Que é a UNCME:
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.
Defende a concepção de Conselhos de Educação como órgãos de Estado, de participação, representatividade e controle social, com caráter plural, desenvolvendo ações de formação, assessoramento e intercâmbio entre Conselhos dos diversos municípios brasileiros.
Confira alguns flashes do evento; e tão logo receba o conteudo apresentado no slide, vou tentar aqui, resumidamente socializar.
Profa. Janaína - Supervisão Escolar
Representando a Secretária de Educação N.Iguaçu

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário