terça-feira, 30 de outubro de 2012

A SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU-RJ

A Diocese de Nova Iguaçu, através de seus articuladores da Pastoral da Criança, junto ao Conselho Municipal de Nova Iguaçu, promoveram:
2º ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS CONSELHEIROS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NO CMS.
Comentário do Maihoní: Fui honrosamente convidado a participar deste 2º encontro, cujo local ocorreu no Centro de Formação de Lideres - CENFOR, no dia 27/10, véspera de eleição do 2º turno. Durante este ano, fato peculiar de ter havido 9 (nove) concorrentes à prefeitura e quase 900 candidaturas para vereadores, muito se falou da sáude pública, muito mais do que qualquer conferência ou seminário já realizado em nossa região. Paralelo às propostas, também houve farto material oriundo das redes sociais (blogs e facebook), na qual contribuiu sobremaneira para que este tema se aprofunda-se a exaustão. O que me fez estar presente foram as duas pautas propostas: Plano Municipal de Saúde (PMS) e Gestão da Saúde. E dos objetivos do encontro, onde foram pontuados:
Avaliar a atuação dos conselheiros: período jan à out-2012;
Trocar experiencias;
Construir um Plano de Ação para o próximo período;
Revitalizar o Conselho Comunitário de Saúde.
A metodologia e dinamica do encontro foram interessantes, onde os conselheiros deveriam responder questões sobre o controle social e dentro do plano dividi-lo em propostas sinalizando as metas em curto, médio e longo prazo, como forma de obter resultados positivos e até mesmo de cobranças. Entretanto, mesmo sendo notificados a comparecer, apenas 3 (tres) conselheiros se fizeram presentes, demais lamentavelmente não compareceram “melando” assim parte do encontro. Destaco aqui para lembrar que são 8 (oito) entidades civis dentro do CMS. A falta de comprometimento é gritante e possível é que devido a isto, algumas atitudes do atual governo municipal atropelou veementemente este conselho, um exemplo disto é o ORÇAMENTO 2013 que se encontra na Câmara e que sequer passou pelo crivo e aprovação do referido conselho. Não tenho muito que dizer da saúde, mesmo porque não faço parte deste conselho, mas tenho opinião formada de que TUDO TEM QUE MUDAR em termos de GESTAO, CONTROLE, ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO. Primeiro passo foi dado lá atrais quando em 24/05/2011, manifestantes protestaram na porta da prefeitura contra a situação de precarização, sucateamento da saúde e das arbitrariedades do então secretário e presidente do CMS, Dr. Josemar Freire dos Santos e de lá para cá quase nada se alterou, mesmo na troca de secretário. Não adianta trocar de secretário, se as chefias imediatas não sabem delegar poderes nas unidades de saúde. Finalizo aqui que a população conseguiu certa renovação na câmara e prefeitura, foi um grande SIM A QUEBRA DO CONTINUÍSMO, agora a luta permanece, VAMOS DIZER NÃO AO CONTINUÍSMO DO SISTEMA BURGUÊS DOS CONSELHOS EXISTENTES, caso contrário para que servem as tais Confêrencias e Planos Municipais.
24/05/2011 - ATO PRÓ-SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário