domingo, 12 de maio de 2013

FÓRUM GRITA BAIXADA

BAIXADA FLUMINENSE GRITA ALTO POR SEGURANÇA,
SOMENTE DIÁLOGO APESAR DE ÚTIL, NÃO RESOLVERÁ.
Por Alcy Maihoní *
Próximo mês fará um ano que começamos a gritar. As entidades civis de Nova Iguaçu iniciava uma série de reuniões e elaboração da carta aberta que foi posteriormente entregue as autoridades sobre violência e segurança pública.

Coordenado pela Diocese de Nova Iguaçu, Centro de Direitos Humanos, Fórum Pro-Sinase, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Comissão Pastoral da Terra, Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Nova Iguaçu , Lideranças populares e comunitárias conseguimos no final de 2012 trazermos para uma audiência pública em solo iguaçuano a cúpula de segurança do Estado do Rio de Janeiro, o Secretário Mariano Beltrame e a Chefe de Policia, Delegada Marta Rocha.

Nesta última sexta-feira (10), no auditório da Diocese de Nova Iguaçu realizou-se mais uma importante reunião, tendo como objetivo trazer a mesa todos os treze prefeitos da Baixada, porem o que se percebeu nesta reunião foi um grande desinteresse por parte das autoridades. Pouquíssimos representantes compareceram.


Minha avaliação devido a este escabroso esvaziamento na mesa dos trabalhos aponta a fraqueza do evento, da mesma forma a medíocre e desastrosa audiência com as ditas autoridades que na época não permitiram alguns políticos e lideranças populares e comunitárias abrirem suas bocas para fazer seus devidos questionamentos. A culpa, logicamente não cabe aos organizadores e sim o não comprometimento por parte dos representantes eleitos por nós – o povo.

Nesta reunião não fiquei até o término, devido a outro compromisso, mas assisti atentamente logo no inicio uma aula oficial do palestrante Coronel Paulo Teixeira mostrando em slide os indicadores estratégicos e eventos coordenados pela equipe do Instituto Segurança Pública/RJ. Mas em termos de ações concretas o que a sociedade pode esperar em curto prazo?
Se forem palavras, somente palavras isso não dá o vento leva.

*Alcy Maihoní Rodrigues – Vice-presidente do Grupo de Apoio aos Bairros – GAB 
e Secretário do Fórum Popular Perm.de Educação de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário