quarta-feira, 1 de maio de 2013

PROJETO IGUAÇU EM NOVA IGUAÇU - Balão apagado

GESTORES (INEA/ESTADO) EMPURRAM COM A BARRIGA PROJETO QUE VISA MINIMIZAR EFEITO DE ENCHENTES NA REGIÃO.
PROJETO BASE INICIAL: INTERVENÇÃO DO RIO BOTAS IRIA BENEFICIAR 24 BAIRROS IGUAÇUANOS.
EXPECTATIVA VEM SE APAGANDO.
Por Alcy Maihoní
Impaciência, desesperança e grande revolta são os sintomas de quem fala ou ouve sobre intervenções do PROJETO IGUAÇU que em NOVA IGUAÇU teima em não sair do papel. Aqui neste blog venho sempre postando algo sobre este “importante projeto”, onde o bairro Danon esta inserido com obras de contenção da encosta da Serra de Madureira e limpeza e estruturação dos valões existentes. A luta em prol do Rio Botas é na verdade em seu todo, isto é em toda sua extensão. É inconcebível e impossível o INEA/ESTADO, através deste projeto tentar limpar este Rio em fragmentos. A OBRA TEVE SER EM SUA TOTALIDADE.
A primeira fase do projeto, NOVA IGUAÇU levou fumo e apesar de inúmeras cobranças e ferrenho empenho de lideranças de bairros como é o caso do nosso amigo de lutas Adriano Naval do Jardim Pernambuco (foto), ficamos a ver navios, mesmo com polpudos recursos caindo regularmente no caixa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. 
Este projeto teve inicio em 2007, mas infelizmente por “questões políticas” não chegou a nós iguaçuano. Lembro-me quando estive no PATRONATO São Vicente em junho de 2009, cuja reunião do INEA para falar sobre este projeto e que durou das 9h as 17h, lançou boas expectativas, porem como balão apagado teve pouco alcance, pois ficou até presente data em palavras, só palavras. Quantas e quantas reuniões, audiências, seminários serão necessários para que a 2ª Fase chegue a solo iguaçuano? Quantas cobranças de relatórios, cronogramas de obras e pareceres técnicos precisam ser imploradas pela sociedade civil e lideranças populares a fim de realizar o devido controle social, conforme determina a lei? O projeto base inicial deveria contemplar 24 bairros da nossa região na qual relaciono aqui mais uma vez:
Bairro da luz, Carmari, Cerâmica, Chacrinha, Comendador Soares, Danon, Engenho Pequeno, Jardim Iguaçu, Jardim Nova Era, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Jardim Tropical, Kennedy, Moquetá, Nova América, Ouro Verde, Ponto Chique, Posse, Rancho Novo, Rosa dos Ventos, Santa Eugênia, Viga, e Vila Operária.
Se por ventura a FASE 2 ou FASE 3, vier para Nova Iguaçu, sinceramente creio que muitos dos bairros citados acima irão continuar a ver navios. Mesmo porque SOBRE PROJETO IGUAÇU em termos de representação, Nova Iguaçu está muitíssimo mal, A SETA é direcionada a Câmara Municipal e ALERJ.
Ano passado foi realizado visita técnica no Rio Botas, tendo inicio aqui no DANON e com presenças de três engenheiros do INEA e estamos já entrando no segundo semestre de 2013 e cadê o relatório desta visita? Cadê trator, materiais, pessoal? Fica difícil estar em reuniões e mais reuniões apenas para ouvir ABOBRINHAS E MAIS ABOBRINHAS.
Basta!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário