segunda-feira, 20 de maio de 2013

UM DOMINGO DE SONHOS: 5ª CONFERENCIA DAS CIDADES

Realizada ontem (19) durante todo o domingo, no auditório da Universidade Iguaçu – UNIG a, 
5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES – ETAPA MUNICIPAL NOVA IGUAÇU
Reforma Urbana Já!
Com sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade.
Reuniram-se Gestores, Administradores públicos e Legislativos, Movimentos Sociais e Populares, Trabalhadores por suas entidades sindicais, Empresários, ONGs, Estudantes, entre outros.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Resumindo em poucas palavras esta conferencia como eu previa foi frustrante e inusitadamente deprimente. Que grande falta fez a não realização dos Pré-debates e discussões dos falecidos abaixo:
a)      Fórum Popular Permanente de Políticas Urbanas, Rural e Ambiental;
b)      Conselho Municipal de Políticas Urbanas e Gestão Territorial – COMPURB, pequeno detalhe: por obra do Gestor Municipal, fora suprimido a palavra Territorial e imposta na nomenclatura à palavra ambiental. Sociedade Civil ficou ciente após Diário Oficial.
c)       Pré-conferencias;
Foi de doer participar e observar o BALAIO DE GATO em que ficaram os Grupos de Trabalho espalhados em salas separadas da Universidade, onde se observava muitas pessoas lado a lado sem saber o que fazer  (que rebuliço...) não se iludam com as fotos postadas na rede que aparentemente mostra certa organização.  Lastimável.
Organizadores não apresentaram quadro avaliativo das últimas conferencias, ficaria deveras satisfeito, se pelo menos mostrassem algo (positivo ou negativo) sobre a 4ª (quarta) Conferência, mas nem isso. Ademais nos últimos 20 (vinte), anos o que de fato mudou em Nova Iguaçu? Nada!

Uma de minhas propostas que sucumbiu no meio de tantas outras que era “Garantir a implementação do Plano Diretor Participativo em curto prazo (6 meses)”, foi  posta de lado, tendo em vista que lá atrais muito se discutiu, passou por revisões e aprovação da Câmara este importante Plano Diretor, não foi bem discutido ontem e  segundo o presidente da conferencia é inviável fixar metas para este plano e não formatou tal destaque de seis meses. E todos os Conferencistas e futuros delegados presentes com direito a voto silenciaram. Entretanto muita coisa caiu no esquecimento, diga-se de passagem. 

Mas vejamos um fato sobre a questão de se colocar metas em propostas a serviço do coletivo:
a) Fixar metas em um projeto, plano, programa ou propostas fins é otimizar e fixar o tempo, qualquer estudante de administração por exemplo sabe do que estou falando, mas parece que este GOVERNO MUNICIPAL não. Tem que haver inicio, meio e fim.
b) No Regulamento desta 5ª Conferencia, capitulo II – Dos Objetivos e finalidades em seu Art. 2º  Inciso II diz: Sensibilizar e mobilizar a sociedade iguaçuana para o estabelecimento de agendas, METAS e planos de ação para enfrentar os problemas urbanos e rurais existentes no município.

Em outras palavras tem que ser bem explicado a esses gestores que objetivo e metas há diferenças:
OBJETIVO é O QUE queremos o que vamos fazer.
META Senhores e Senhoras Conferencistas e Prefeitura é QUANDO queremos, COMO E QUANTO, ou seja, se mensura, se estabelece parâmetros. Objetivo sem meta é só um sonho, dificilmente se alcança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário