sábado, 25 de maio de 2013

MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO - LUTA POR MELHORIAS EM TODO O MUNICIPIO

Alcy Maihoní diz: ABAIXO RESULTADO DA REUNIÃO DE HOJE - LEDO ENGANO OS QUE PENSAM QUE O   MOVIMENTO POPULAR ESTÁ MORTO EM NOVA IGUAÇU.

MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO
CARTA ABERTA PELA SUSTENTABILIDADE DA FESTA DO AIPIM 2013

A Festa do Aipim de Tinguá já se tornou um patrimônio cultural da maior importância para Nova Iguaçu e para a comunidade local, atraindo milhares de visitantes àquela região.
O evento, por si só, mostra o fortalecimento da comunidade de Tinguá, valorizando o sentimento comunitário de união e solidariedade, em defesa de seus direitos e interesses.
A Festa do Aipim sempre foi organizada pela comunidade de Tinguá e pelas entidades comunitárias locais. Compreendemos que ela precisa avançar mais na organização, até para se evitar a agressão ambiental que sempre foi sua característica: ausência de coleta seletiva do lixo produzido, além do óleo usado nas frituras dos alimentos sendo criminosamente despejado “in natura” nos ralos dos bueiros da Praça de Tinguá, indo poluir o Rio Tinguá. Estas sempre foram as reivindicações da comunidade local junto ao governo municipal, visando a compensação do impacto ambiental provocado pela Festa do Aipim.
E pela Lei dos Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Nova Iguaçu é a responsável pelo gerenciamento dos resíduos produzidos em eventos públicos como esse.
Nunca é demais lembrar que em Tinguá está localizada uma Reserva Biológica declarada pelas Nações Unidas como PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE, por sua rica biodiversidade e seu imenso potencial hídrico!
Vamos cobrar das autoridades municipais este ano o respeito e a preservação ambiental que Tinguá merece e precisa!
É importante lembrar que já existem empreendimentos empresariais sustentáveis em Tinguá. Portanto, ações como a Sustentabilidade Ambiental são perfeitamente possíveis de ser implantadas.
No programa de governo do atual prefeito Nelson Bornier, consta a criação de uma Estância Ecológica em Tinguá. Portanto, é contraditório que agora ele não garanta a Sustentabilidade Ambiental da Festa do Aipim. E agora, Prefeito? Como fica sua promessa em relação à Tinguá e à Festa do Aipim? 
Outro absurdo diz respeito à mudança do local da festa. A Prefeitura de Nova Iguaçu, de forma arbitrária, tenta tirar a festa da Praça de Tinguá, sem consultar ninguém da comunidade. O motivo alegado é o fato da mesma estar na “zona de amortecimento” da Reserva. Só que tal decisão vai provocar um prejuízo financeiro enorme aos comerciantes e produtores rurais. A festa ocorre tradicionalmente todos os anos na Praça de Tinguá e sempre teve como foco principal o fortalecimento da comunidade! Sem Sustentabilidade Ambiental, a Festa do Aipim vai provocar danos ao meio ambiente, independente da proximidade ou não com a Reserva, seja ali na praça ou em qualquer outro lugar próximo.
Estamos atentos! Vamos exigir respeito ao meio ambiente e aos moradores e comerciantes de Tinguá!

A Festa do Aipim não pode significar poluição ambiental para a Rebio-Tinguá e nem prejuízo financeiro para quem se empenha em torná-la possível, todos os anos!
Exigimos que a Festa do Aipim seja oficialmente considerada SUSTENTÁVEL pela prefeitura de Nova Iguaçu!

E que seus organizadores tomem providências que compensem o impacto ambiental e reciclem todo o lixo (resíduos) produzidos no evento!

PELA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA FESTA DO AIPIM 2013!

PELA MANUTENÇÃO DA FESTA DO AIPIM NA PRAÇA DE TINGUÁ!

PELO RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E AOS DIREITOS DOS MORADORES!
                             
Movimento Popular Iguaçuano

         Entidades participantes:

-         Rede Tinguá/ Rede Sustentável
-         Primavera Iguaçuana
-         Aganim - Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita
-         Instituto Dois ou Mais
-         Gab (Grupo de Apoio aos Bairros)
-         Nepet (Núcleo de Pesquisa em Turismo da UFRRJ)
-         PCB – Partido Comunista Brasileiro – Comitê Nova Iguaçu
-         PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
-         PDVS – Partido Democrático Vida Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário