quinta-feira, 5 de julho de 2012

Moradores sofrem com esgoto a 
céu aberto e deslizamentos
Fonte Jornal de Hoje – O diário da Baixada.

DIZERES NOS CARTAZES: " Governador Manda a CEDAE Aqui!!!" / " Danon um bairro abandonado pela Prefeitura" /   " Projeto Iguaçu KD Obras de Contenção na Encosta?
Na minha mão cópia do protocolo de entrada no MP - 2ª Promotoria.
Projeto Iguaçu não sai do papel em Danon
Abaixo integra da matéria:

Recuperação ambiental, sustentabilidade, construção de moradias longe de áreas de risco de inundações resultando na melhoria da qualidade de vida da população da Baixada Fluminense: estas são as bases do Projeto Iguaçu, que promete beneficiar cerca de 2,5 milhões de habitantes. Mas para os moradores do Bairro Danon, em Nova Iguaçu, este projeto nunca saiu do papel.

“O Projeto Iguaçu contempla diversos bairros de municípios como Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Danon estava incluído na fase I do projeto que começou em 2008, mas até agora não foi contemplado. Em janeiro de 2011 entramos com denúncia na promotoria”, revelou Alcy Maihoni Rodrigues, morador do bairro e vice-presidente da Associação dos Moradores.

Sem as obras do Projeto Iguaçu, os moradores do bairro sofrem com graves problemas como o deslizamento de pedras e barro da Serra Gericinó-Mendanha (Serra de Madureira) que descem pela nascente do Rio Botas e caem direto nas velhas manilhas das ruas que já não dão mais vazão e estão prestes a se romper.

“Este é um dos problemas mais graves. As manilhas estão entupidas e quando estourarem vão destruir as ruas. Há uma verdadeira cratera na esquina entre as ruas Fernando Cezar Vital e São Roque que existe desde 2006 e que foi causada justamente pelo entupimento das manilhas”, revelou Luiz Antonio dos Santos, 54 anos, morador do Beco do Maurício, no Danon.

Alcy, que também faz parte do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) Gericinó-Mendanha, revela que conversou com alguns engenheiros ambientais sobre a necessidade de recuperar o Rio Botas e que não adianta começar o trabalho de trás para frente. É preciso fazer a encosta e dar um novo destino ao esgoto da comunidade para que a nascente do rio ganhe nova vida.
“Começar a limpeza pelo final do rio é a mesma coisa que enxugar gelo. Na primeira chuva que cair vai descer lama, pedra e entupir ainda mais o valão. Isso não resolve o problema”, explicou Alcy.
Esta CRATERA existe desde 2006
O morador Luiz Antonio mostra seu descontentamento com o Poder Público da cidade.
Caramujos, ratos e mosquitos.
Um enorme valão ao lado da Rua Maurício Danon dá a dimensão da gravidade do problema do bairro. O local está tomado por muito mato e lixo e, segundo os moradores, está infestado de caramujos, ratos e mosquitos. Além disso, o cano de água passa por dentro esgoto. Eles temem pela saúde da população, especialmente das crianças.
“Moro aqui há 40 anos e a falta d’água é sempre existiu. Improvisamos um cano, mas agora ele está submerso pelo esgoto e a água pode ser contaminada. Não temos outra opção. Este valão é um perigo, crianças já caíram nele brincando na rua. Algumas já tiveram doenças de pele e vermes por conta disso”, relatou Hélio da Silva Barros, 45 anos, morador da Rua BC Maurício.
Alcy Rodrigues também conta que 80% das ruas do bairro ainda não possuem asfalto. Segundo ele, apenas 12 ruas foram contempladas ainda durante o primeiro mandato do ex-prefeito Nelson Bornier, candidato ao cargo este ano. De volta ao Projeto Iguaçu, ele lembra que esta é uma obrigação do governo do Estado, mas pede a ajuda do município.
“É necessário haver uma integração tanto com a Câmara dos Vereadores quanto com a Prefeitura de Nova Iguaçu. Mas estas estão omissas com relação aos problemas do bairro. Estamos abandonados”, criticou o vice-presidente da Associação dos Moradores do bairro Danon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário