sábado, 21 de julho de 2012

Saúde Pública de Nova Iguaçu – Nossa Verdade Inconveniente

Indignação de um usuário do SUS
Por Alcy Maihoní
Eu dentro de um Posto Básico de Saúde: O que se vê é de ARREPIAR.
Em abril deste ano fiscalizei juntamente com uma Liderança de Bairro algumas Unidades Básicas de Saúde que possuem o Programa de Saúde a Família (PSF) no corredor da Av. Abilio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira – RJ – 105). O que vou apresentar durante a próxima semana (período de 23 de julho a 27 de julho) é um retrato real da Saúde Pública Municipal de Nova Iguaçu que grande parte da população iguaçuana conhece muito bem (não é segredo), mas que o resto do País desconhece, quem sabe nem a Capital, pois é de lá que vem os recursos para cá mensalmente.
A iniciativa de dar publicidade a esta fiscalização é minha, caso a Liderança de Bairro, que caminhou ao meu lado e que teve um forte papel no inicio ao fim desta ação fiscalizadora e que sem sua presença, o trabalho não houvesse, mas desejar se apresentar e se manifestar, a opção logicamente será toda dele.
O que pretendo em socializar o que foi apurado é a busca por melhorias significativas destes Postos e claro de todo o sistema de saúde, e consequentemente dar dignidade as vidas dos usuários do SUS, que sofrem todo santo dia, outros até vem a óbito, seja por omissão ou negligencia, o que pra mim dá no mesmo. Com saúde não se brinca, porem parecem que transformaram a saúde em verdadeiro circo de horrores e nos transformaram em meros palhaços. Já ouvi de um Secretario de saúde numa reunião de Conselho xingar... isso mesmo, xingar nós cidadãos de INDECOROSOS, só porque fomos à rua protestar por melhorias da saúde.
Não sou pretensioso, minha atitude é apenas fazer uso do meu direito de contribuinte, afinal, tambem sou usuário do SUS desde que me entendo por gente. Peço aos leitores que acompanhem, opinem e se desejar deem sugestões. Enfim o que podemos nós cidadãos comuns de fato fazer para modificar o caos em que se encontra a saúde pública em nossa região? Deixo esta pergunta no ar.
Usarei de pouquissimos textos, pois as fotos a serem expostas por si só nos levam a nossa dura Verdade Inconveniente e como diz o ditado popular, uma foto vale mais que 1000 palavras. Estamos em ano eleitoral, muitos que não me conhecem podem imaginar que sou candidato, porem não o sou, como informei acima, sou apenas um usuário do sistema do SUS e ando um tanto preocupado com esta questão da saúde, mas no fundo ando com medo de ficar doente ou alguem da minha familia ter que precisar de um atendimento e por obra do destino ter a infelicidade de entrar em alguns destes postos ou até mesmo no hospital daqui deste municipio. Espero que em 2013 as coisas mudem para melhor. Tudo que desejo para mim, desejo para todas as pessoas. E no momento presente não desejo que ninguem seja tratado nestes postos médicos e principalmente no principal Hospital da região. 
A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (23/07) ACESSEM E ACOMPANHEM AS MATÉRIAS QUE SERÃO POSTADAS NESTE BLOG, FACEBOOK E TWITTER E TIREM VOSSAS CONCLUSÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário