domingo, 29 de setembro de 2013

Ações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), podem deixar dezenas de bairros de Nova Iguaçu sem água.

RISCO É REAL!!! A causa é o Projeto Iguaçu – PAC 23 Valões – Programa Rio Limpo.
Intervenções no Rio Botas e seus afluentes feitos de forma amadora, paliativa não é solução.
Por Alcy Maihoní
 
Membros da Comissão Executiva Projeto Iguaçu
Eu com Adriano Naval



Indo direto ao ponto. Na reunião de sexta-feira (27/09), pela manhã, no novo prédio da Codeni, entre membros representantes de Nova Iguaçu da Comissão Executiva do Projeto Iguaçu, Prefeito Nelson Bornier, Secretário da SEMUHAM, Engenheiros do Inea e equipe técnica, após saída do Prefeito e indagado por mim, sobre tais intervenções em Nova Iguaçu, o Engenheiro Coordenador Geral do Projeto Iguaçu, Irinaldo Cabral deixou escapar na presença do Secretário e dos demais presentes que no momento que as máquinas (tratores e pás mecânicas), estiverem executando o desassoreamento (retirada de lama, lixo e entulho) do rio e valões, vão ser arrancados todas as ligações clandestinas de água que lá estiverem. Observem a gravidade dos fatos...

Indignado em ouvir tamanho descalabro e indiferença com o povo iguaçuano, fui interrompendo sua fala informando que 80% dos bairros periféricos de Nova Iguaçu justificavelmente possuem ligações clandestinas, uma vez que a CEDAE nunca atuou na cidade como deveria. Sugeri que além da presença obrigatória da Presidente do Inea, Marilene Ramos, que se faça o convite para o Presidente da CEDAE, Vagner Victer ou seu representante direto para solução deste grande problema. O que não pode é o povo ficar sem água.
Todo o município e estado há décadas possui conhecimento das inúmeras ligações clandestinas e nunca fizeram nada para solucionar esta questão e muito me espanta agora tamanho absurdo e cinismo , pois o próprio Coordenador Geral do Projeto Iguaçu possui este saber, pois tempo atrais (final de 2012), junto com a Comissão Executiva havia percorrido em visita técnica os seguintes bairros:
Bairro Botafogo, Bandeirantes, Caioaba, Cerâmica II, Comendador Soares, Corumbá, Danon, Esplanada, Gerard Danon, Jardim da Viga, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Miguel Couto, Nova Aurora, Ouro Preto Posse e
Vila de Cava,
E havia dito com todas as letras que as obras iriam começar em Nova Iguaçu dentro de seis meses sem problema algum. Concordo com o Prefeito quando diz que Nova Iguaçu não pode esperar mais. Este grande atraso e ainda mais essa de o povo vir a ficar sem água é algo GRAVÍSSIMO QUE DEVE SER EVITADO.
Enfim o assunto merece ser discutido sem perda de tempo com pessoas que tem competência e poder de tomar decisões. Projeto Iguaçu em Nova Iguaçu e seus Subprogramas (PAC 23 valões + Rio Limpo), abarca 23 bairros Iguaçuanos no entorno do Rio Botas, Sub-bacias e seus valões afluentes.  

Desnecessário dizer, mas é sempre bom lembrar que desde 2007 eu e outro membro da executiva Adriano Naval até presente data vimos arduamente lutando, se indignando de como as coisas vem caminhando a passos de tartaruga por parte do Estado/Inea, com relação a Nova Iguaçu no que diz respeito ao controle de inundações e cheias do referido Projeto Iguaçu. Houve a 1ª fase/pac 1, município levou fumo, estamos na 2ª fase/pac 2 e até agora o combate as ENCHENTES e suas consequências não estão sendo executadas e priorizadas a contento e ainda mais essa da população vir ficar sem água, devido a não planejamento e discussão com a população. É dose!! Apelamos para que a prefeitura e câmara municipal façam a sua parte. A natureza é instável.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário