sábado, 26 de outubro de 2013

CACS/FUNDEB DE NOVA IGUAÇU, NOVAS PERSPECTIVAS E DECISÕES.

LINHA DE CUIDADO NA EDUCAÇÃO DEVE POSSUIR ETERNA TRANSPARENCIA, CASO CONTRÁRIO É ATRASO DE VIDA.
Por Alcy Maihoní
Conselheiros do CACS/FUNDEB- NI
Ontem (25), foi realizada mais uma reunião Ordinária do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação do município de Nova Iguaçu – CACS/FUNDEB, na sala do conselho, na Subsecretaria dos Conselhos Municipais, sito a Av. Nilo Peçanha, n٥ 476 – centro – NI. Por força de lei a prefeitura/Semed de um lado apresenta seus processos para serem periciados e de outro, o colegiado tem sobre seus ombros a responsabilidade de analisar e dar seu veredito (pareceres). Devemos por em evidência que não deve haver neste espaço nenhum tipo de negociação. Com os avanços da tecnologia, existem hoje em dia eficazes caminhos que facilitam esta fusão participativa entre setores e segmentos e a comunidade escolar tem principal papel neste processo. Não deve ainda existir estagnação de ideias ou conflito de interesses. Mas além de analises pareceres, a titulo de provocação e esclarecimento que temos mais além... o que compete o conselho diante das ações do executivo? Então vejamos:

1) Acompanhar e controlar, em todos os níveis, a distribuição dos recursos financeiros do Fundeb.
2) Acompanhar, verificação de demonstrativos gerenciais, o fluxo e a utilização dos recursos.
3) Supervisionar a elaboração da proposta orçamentária anual. Especialmente a adequada alocação dos recursos.
4) Supervisionar a realização do censo escolar, relacionados ao preenchimento e encaminhamento dos formulários de coleta de dados, especialmente ao cumprimento dos prazos estabelecidos.
EIS A IMPORTÂNCIA, DESTE CONSELHO SOMADA A UMA BOA TRANSPARÊNCIA.
COMENTÁRIO DO MAIHONI: Com relação a este conselho do Fundeb, inicialmente estou a observar e somente irei me posicionar mais a frente, depois que analisar o livro ata de reuniões, desde sua criação ate presente data (já solicitei vista deste documento), em seguida haverá na certa, melhores condições de traçar novos caminhos. A meu turno anseio por novas e significativas perspectivas. O desafio é imenso, mais se houver de fato comprometimento em querer mudar a situação da educação por parte de todos os membros envolvidos, não vejo dificuldades, vejo possibilidades. Lembrando que o alvo é o coletivo, o alunado.

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