LINHA DE CUIDADO NA EDUCAÇÃO DEVE
POSSUIR ETERNA TRANSPARENCIA, CASO CONTRÁRIO É ATRASO DE VIDA.
Por Alcy Maihoní
Conselheiros do CACS/FUNDEB- NI |
Ontem (25), foi realizada mais uma
reunião Ordinária do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação do município de Nova Iguaçu – CACS/FUNDEB,
na sala do conselho, na Subsecretaria dos Conselhos Municipais, sito a Av. Nilo
Peçanha, n٥ 476 – centro – NI. Por força de lei a prefeitura/Semed de um lado
apresenta seus processos para serem periciados e de outro, o colegiado tem
sobre seus ombros a responsabilidade de analisar e dar seu veredito
(pareceres). Devemos por em evidência que não deve haver neste espaço nenhum
tipo de negociação. Com os avanços da tecnologia, existem hoje em dia eficazes
caminhos que facilitam esta fusão participativa entre setores e segmentos e a
comunidade escolar tem principal papel neste processo. Não deve ainda existir estagnação
de ideias ou conflito de interesses. Mas além de analises pareceres, a titulo
de provocação e esclarecimento que temos mais além... o que compete o conselho
diante das ações do executivo? Então vejamos:
1) Acompanhar e controlar, em todos os níveis,
a distribuição dos recursos financeiros do Fundeb.
2) Acompanhar, verificação de
demonstrativos gerenciais, o fluxo e a utilização dos recursos.
3) Supervisionar a elaboração da proposta orçamentária
anual. Especialmente a adequada alocação dos recursos.
4) Supervisionar a realização do censo
escolar, relacionados ao preenchimento e encaminhamento dos formulários de
coleta de dados, especialmente ao cumprimento dos prazos estabelecidos.
EIS A IMPORTÂNCIA, DESTE CONSELHO SOMADA
A UMA BOA TRANSPARÊNCIA.
COMENTÁRIO DO MAIHONI: Com relação a
este conselho do Fundeb, inicialmente estou a observar e somente irei me
posicionar mais a frente, depois que analisar o livro ata de reuniões, desde
sua criação ate presente data (já solicitei vista deste documento), em seguida haverá
na certa, melhores condições de traçar novos caminhos. A meu turno anseio por
novas e significativas perspectivas. O desafio é imenso, mais se houver de fato
comprometimento em querer mudar a situação da educação por parte de todos os
membros envolvidos, não vejo dificuldades, vejo possibilidades. Lembrando que o alvo é o coletivo, o alunado.
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