sábado, 5 de outubro de 2013

NOVA IGUAÇU: PAC contra enchentes está empacado.

JORNAL EXTRA - MAIS BAIXADA: Está difícil de sair do papel.
Abaixo íntegra da matéria publicada na quinta-feira (03/10)
Jornalista Cíntia Cruz / fotos de Cléber Junior

Criado para recuperar as bacias e prevenir enchentes dos rios Botas, Iguaçu e Sarapuí, o Projeto Iguaçu, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem deixado a desejar na segunda maior cidade da Baixada. Apenas dois dos 23 bairros começaram a sofrer, em 2012, alguma intervenção em Nova Iguaçu.
Membro do comitê local de acompanhamento do projeto no Rio Botas, em Nova Iguaçu, Alcy Maihoní disse que a cidade foi esquecida:
_ A primeira fase foi de 2007 a 2011, mas Nova Iguaçu, que estava incluída nessa fase e receberia obras nas encostas e desassoreamento de valões, não foi contemplada.
Segundo Maihoní, no bairro Jardim da Viga está sendo feita a remoção de famílias ribeirinhas. Já no bairro da Prata, houve uma pequena intervenção no canal. O bairro Danon, onde Maihoní mora, recebeu a visita do Inea em 2012:
_Fizeram anotações, mas até hoje o relatório de visita não foi feito. Não temos acesso aos documentos.
A lembrança mais forte de um temporal na cidade é de 2006, quando duas pessoas morreram e dezenas ficaram desabrigadas. No Danon, casas foram interditadas.
O canal que passa na Rua Albertina dos Santos Barbosa de Jesus é um dos afluentes do Rio Botas. Nele, é possível ver as ligações de água clandestinas que dividem espaço com o esgoto.

Segundo o Inea, o atraso das intervenções no bairro Danon ocorreu em decorrência das dificuldades em realocar 600 famílias que vivem às margens do Rio Botas. Elas serão contemplada pelo “Minha casa, minha vida”.
PREVISÃO: Alcy mostra o canal assoreado.
Inea estima que intervenções comecem em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário