sábado, 5 de outubro de 2013

MATÉRIA DO JORNAL EXTRA PEQUENA CORREÇÃO E ANÁLISE

O PAC – Projeto Iguaçu em Nova Iguaçu
Governo estadual e municipal devem tomar decisões e agir.
Por Alcy Maihoní
Na matéria publicada no Jornal Extra (Mais Baixada) de 03/10/13 onde foram colocados em destaque dois bairros: Jardim da Viga e Prata temos que fazer as devidas correções.
Na Viga, foram feitas intervenções na primeira fase do projeto, com construções de calçamento, praça, porem não houve remoção de famílias ribeirinhas. Na Prata o que se deu foi um aditivo no projeto (coisas de política...), salientando que este bairro nunca constou no projeto base. Logo não pertence ao grupo dos 23 bairros a serem contemplados e que margeiam o Rio Botas.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Venho agradecer a equipe da redação do Jornal Extra pela publicação da reportagem. Veio a somar a outra realizada pelo Jornal de Hoje (baixada/geral) de 05/06/12 constando o mesmo tema.
As bases do Projeto Iguaçu como foram colocadas em ambas às reportagens, visa a recuperação ambiental, sustentabilidade, construção de moradias longe de áreas de risco de inundações e que em seu bojo beneficiaria 2,5 milhões de habitantes, mas que AQUI EM NOVA IGUAÇU devido à topografia, obrigatoriamente deveria ter sido o primeiro município sofrer intervenções deste projeto. Projeto este que não é novo, não é de agora; houve muito estudo, planejamento e consequentemente muito dinheiro público foi e esta sendo gasto, tanto na 1ª fase, como agora na 2ª fase.

Muitas reuniões, fóruns, apresentações e audiências públicas, mas lamentavelmente os apelos dos representantes não governamentais de Nova Iguaçu não são ouvidos. E o Rio Botas/Nova Iguaçu permanece assoreado até presente data. Final da primeira fase (2011), foi afirmado pelo Inea que em 6 meses as obras chegariam a Nova Iguaçu, recentemente a mesma promessa de mais 6 meses foi reafirmada. Na reportagem do extra o Inea estima que as intervenções comecem em 2014. Não mais me basta ouvir e ver, graças a muito bla bla bla de atuais representantes do INEA/GOVERNO, tenho que também tocar.
Tornei-me um São Tomé...


Outra questão importantíssima todo trabalho do Projeto Iguaçu e seus subprogramas Rio limpo e PAC 23 valões em Nova Iguaçu tem que haver intervenções da CEDAE, paralelamente. A mesma que afirmou tempo atrais (08/2010, data previsão de termino) que a complementação da duplicação da adutora principal da Baixada, iria atender alguns bairros, inclusive o Danon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário