Jornalismo responsável não é só publicar; é também dizer o que ainda não se sabe com certeza
Por Alcy Maihoní
A divulgação de áudios atribuídos a Daniel Vorcaro reacendeu o debate sobre os limites entre denúncia e prova em pleno segundo turno eleitoral. Enquanto a revista Veja publicou relatos sobre supostos pagamentos, autoridades como a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República rejeitaram a delação por insuficiência de elementos comprobatórios. O caso exige que cidadãos e profissionais da informação mantenham cautela antes de transformar alegações em fatos consolidados.
A divulgação, pela revista Veja, dos relatos atribuídos a Daniel Vorcaro sobre supostos pagamentos em espécie ao Instituto Lula em troca de acesso a fundos de pensão trouxe à tona um debate que precisa ser tratado com serenidade. Por um lado, a reportagem apresenta áudios e documentos que, se confirmados, seriam gravíssimos. Por outro, é fundamental lembrar que Vorcaro é um delator preso, cuja proposta de colaboração foi rejeitada pela Procuradoria-Geral da República e pela Polícia Federal por falta de elementos mínimos que conferissem credibilidade às suas afirmações. Não podemos tomar como fato aquilo que ainda não foi investigado e comprovado pelas autoridades competentes. A direita conservadora não pode, intencionalmente ou até por descuido, propagar notícias falsas. Caso contrário estaríamos nos igualando a esquerda comunista. A revista Veja, neste caso, na minha opinião não teve o devido cuidado na apuração dos fatos, e isso causa um efeito influenciável, negativo em seus leitores. Cabe a nós, cidadãos e estudantes de jornalismo, manter sempre o olhar atento e exigir que a informação seja precisa, verificada e responsável.
O que é preocupante neste momento é a tentativa de transformar a rejeição de uma delação por insuficiência de provas em uma suposta "omissão" institucional. O coordenador jurídico do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, alertou que “foi dito ao grupo que esse depoimento foi dado com o objetivo de trazer prejuízos políticos e eleitorais ao presidente Lula, em pleno segundo turno” (CARVALHO, 2026, on-line). A PGR não disse que investigou e concluiu que nada houve; informou que o material apresentado não permitia avançar com a colaboração premiada. Isso é diferente de se recusar a apurar. É possível que novas investigações venham a ser abertas com base no que foi publicado, assim espero, não obstante até o momento, o que temos é uma alegação jornalística, não um fato judicialmente confirmado.
Cabe a nós, como cidadãos, cobrar que as autoridades apurem com isenção tudo o que foi apresentado. Que a Justiça receba os elementos da revista Veja, verifique sua autenticidade e cruze com outras fontes de informação. Apesar disso também cabe a nós não transformar acusação em verdade antes que ela seja comprovada. A democracia exige que mantenhamos o equilíbrio: nem ignorar denúncias graves, nem aceitá-las como definitivas sem que elas resistam ao crivo da investigação independente. O que está em jogo é a credibilidade das instituições e a própria seriedade do debate público em um momento eleitoral tão sensível. Se Flávio Bolsonaro levar este assunto em um provável debate televisivo sem comprovação, poderá ser um tiro no próprio pé.

Nenhum comentário:
Postar um comentário