sexta-feira, 12 de abril de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL: EDUCAR – CUIDAR

Encontro do Plano Municipal pela Primeira Infância em Nova Iguaçu
Foi realizado nesta sexta-feira (12), no Auditório do Instituto Multidisciplinar UFRRJ – Campus de Nova Iguaçu, encontro para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, promovido pelo projeto Construindo em Rede da Solidariedade França – Brasil (SFB) tendo apoio do Instituto C&A.
MESA DE ABERTURA
Veronique Delomel - SFB
Andrea Dutra – UFRRJ;
Carlos Ferreira – Vereador de N. Iguaçu e Presidente da Comissão de Educação e Cultura;
Solange Brito – Fórum Popular dos Direitos da Criança e Adolescente;
Gabriela de Aguiar – Rede Nacional 1ª Infância;
Cristina Penna – Subsecretária dos Conselhos;
Nair Rabelo – Presidente do CMDCA;
Wellington Brito – Presidente da Associação dos Conselhos Tutelares de N.Iguaçu;
Isabel Abelson – UNICEF.
Gabriela de Aguiar - SFB e Adriano Guerra - Oficina de Imagens
Edson Cordeiro dos Santos - Coordenador do Projeto, com Adriano Guerra

Entrevista: Dizendo da importância do Plano Municipal pela Primeira Infância em Nova Iguaçu
Em mãos, o Plano Municipal de Educação.
COMENTÁRIO DO MAIHONí: Estive presente durante todo o evento, representando o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu e mais uma vez fiquei perplexo diante da real inexistência de uma politica publica séria,compromissada e voltada de maneira prioritária para a 1ª infância. Conforme dados apresentados e das analises e desenvolvimento das oficinas é fato notório que as crianças, principalmente as que residem em áreas periféricas e rurais (a meu ver nefastos guetos) do município estão desvalidos de qualquer proteção e segurança. 
Eis a importância urgente para a elaboração e implementação do Plano Municipal pela 1ª Infância.  No segundo momento, participei da oficina cujos temas foram: “Enfrentando as violências sobre as crianças” e “Convivência familiar e comunitária em situações especiais’. Nossas crianças estão sim abandonadas à própria sorte, pois os conselhos tutelares e a rede social de proteção carecem de recursos, que inviabilizam suas ações protetoras, por mais simples que sejam.
Inclusive, ao saber que o NAV – Núcleo de Atenção à Violência, única em todo o território iguaçuano está fechando as portas, motivo: não há recursos, deixou-me boquiaberto tal situação, como deixaram chegar a este ponto? me pergunto.
Na oficina fui categórico, único caminho é a realização de Ato Público, objetivando mostrar à população e as “autoridades” a realidade dos fatos, cobrar direitos, enfim declarar abertamente nosso total descontentamento do que vem ocorrendo em nossa cidade, contra a vida de nossas crianças.
Conforme titulo acima: Educação Infantil: Educar – Cuidar, antes de qualquer coisa é possuir condições adequadas para tal fim, se nos falta o básico para defender as crianças de todo tipo de violência, então devemos mudar todo sistema vigente no que se refere à gestão pública.

Um comentário:

  1. Sim Alcy a rede de proteção é desarticulada entra governo e sai governo a justificativa é a mesma que pegou o caixa zerado, sem recurso, mas quem verdadeira sofre tamanha omissão são nossas crianças e adolescentes. Os CT fim da linha demonstra a ineficácia total da rede de proteção, quando n possui condições favoráveis para o funcionamento e quando querem denunciar não encontram eco na imprensa iguaçuana possivelmente comprometida com atual governo.

    ResponderExcluir