terça-feira, 23 de abril de 2013

SAÚDE PÚBLICA EM NOVA IGUAÇU: ALTA COMPLEXIDADE

QUANDO A ESPERA SIGNIFICA MORTE DO DOENTE;
ANGUSTIA E DOR AOS FAMILIARES E AMIGOS.
Por Alcy Maihoní
Sabemos que hoje em dia a área mais importante da saúde sem dúvida é a Central de Regulação. Funciona assim: Todos os moradores do estado do Rio de Janeiro têm acesso e aqui em Nova Iguaçu por exemplo, basta que a pessoa seja atendido (a) em Unidade Pública de Saúde (Posto de Saúde e UPAS) e necessite de exames de imagem, este será solicitado pelo médico e a administração da unidade através do Sistema de Regulação de Exames do Município. Pronto!!! O exame é avisado ao paciente por telefone, ou via mensagem (SMS).
Muitas pessoas que trabalham na área se sentem entusiasmados com o processo, digamos eficiente. Inclusive a Rio Imagem no inicio de 2012, já realizavam 800 exames por dia.
Exames como:
Biopsia de mama por esteriotaxia;
Biópsias guiadas por ultra-som;
Doppler;
Eco cardio fetal
Mamografia;
Ressonância cardíaca
Ressonância magnética de mama
Ressonância magnética;
Tomografia das coronárias,
Ultra-som;
Entre outros.
Entretanto, a espera do paciente em ser chamada para realização do exame, e posteriormente uma cirurgia significa a estar um passo da morte. Tendo em vista que se leva de 5 a 6 meses para receber precioso telefonema ( quem atua na área, diz que é de 3 a 4 meses). Situação ainda é agravada por Nova Iguaçu não possuir aparelhos dos exames relacionados acima e a tal alta complexidade de cirurgias serem realizadas FORA DO MUNICÍPIO.  Na gestão passada (Sheila Gama), os doentes eram encaminhados para uma clínica no bairro 25 de Agosto em Duque de Caxias que tinha convenio com o SUS, período de espera segundo uma paciente foi de longos 6 (seis) meses.
Hoje a realidade é a mesma, só mudou de endereço/bairro. Agora as “vitimas” são encaminhadas para Saracuruna – Duque de Caxias. Não se tem noticias de estatísticas de números de óbitos dentro do grupo da fila de espera (estado e municípios não são bobos em divulgar), mais sem dúvidas, penso sem medo de errar que ultrapassa o de numero de atendimentos.
Enquanto alguns maus exemplos de políticos da região e seus familiares brigam por administrar “Postinhos Médicos”, a Câmara Municipal como um todo deveriam isso sim: brigar, reivindicar, interceder pela população junto ao executivo,  pelo empenho de estruturar melhor os postos, hospital da posse, reerguer o hospital do Jardim Pernambuco, trazer as Clinicas das Famílias para a região e principalmente TRAZER PARA NOVA IGUAÇU A MEDICINA NUCLEAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário