quarta-feira, 17 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL EM NOVA IGUAÇU JÁ!!!

ONTEM (16), NO SINCOVANI - Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu

Café Comunitário discute segurança pública

Fundado em 1999 na Baixada Fluminense, com o objetivo de compartilhar informações referentes a segurança pública, o Conselho Comunitário de Segurança, juntamente com o 20° Batalhão de Polícia Militar do Estado de Rio de Janeiro, que abrange os municípios de Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu, realizou na manhã de ontem, no auditório do Sincovani, o "Café Comunitário Intinerante". O encontro, que reuniu a sociedade civil e representantes do governo municipal, visou, principalmente, ouvir as demandas das comunidades, e então, fazer um levantamento em prol de soluções sobre problemas que atormentam a população. Estiveram presentes na reunião, o secretário de Assuntos Estratégicos, Marcelo Lessa, o Delegado Titular da 53ª DP (Mesquita), Dr. Julio Silva, o Coronel Maycon, do 20º BPM, a Major da PM Cláudia, e o Presidente do Conselho de Segurança, Helio Jorge. Compareceram também, os vereadores Renato do Mercado, Arthur Legal, Gilson Cunha, Gerciano Luz, Marcelo Nozinho, Maurício Morais, que preside a Câmara Municipal, e, representando as mulheres iguaçuanas, a vereadora Giane Jura.
Entre tantos assuntos abordados e questionados na plenária, destaca-se a preocupação com o aumento constante da criminalidade na Baixada Fluminense. Aumento este, decorrente, principalmente, da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na capital. Motivo de orgulho do governador Sergio Cabral e de seu pupilo, o prefeito Eduardo Paes, as UPPs "expulsaram" das comunidades cariocas os narcotraficantes, que encontraram na Baixada e demais regiões metropolitanas o melhor refúgio. Em Nova Iguaçu, por exemplo, em bairros como Riachão e KM 32, crianças, entre 9 e 12 anos, andam pelas ruas com rifle em punho. Ex-morador do bairro Cerâmica, também em Nova Iguaçu, o presidente do CCS.NI, Helio Jorge, lamentou a invasão de meninos oriundos de comunidades dominadas pelo tráfico de entorpecentes.
"Estamos perdendo os nosso jovens. Temos que agir para não deixar que as crianças conheçam o mundo dos narcóticos", afirmou.

Policiais são ncentivados
Desde a criação do Conselho Comunitário de Segurança, 14 anos se passaram, e mudanças são visíveis: além do aumento no número de policiais, a Baixada recebeu o batalhão de choque, auxilio de cães farejadores e nova viaturas. Mas, apesar das melhorias nos últimos anos, é inegável que temos muito o que avançar quando o assunto é segurança pública. No comando interinamente do 20° BPM, o Coronel Maycon afirmou que a ordem é dinamizar o patrulhamento. Segundo ele, o dinamismo na execução das ações aumentou a operacionalidade do policiamentos em Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu. Ele afirmou ainda, que está sendo realizado pelo comando geral do 20º BPM, um trabalho de incentivo aos policiais. O coronel ressaltou que, visando combater problemas pontuais em diversos bairros, vem sendo realizado um trabalho integrado entre as polícias civil e militar, e demais forças de segurança pública.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: A criação da Guarda Municipal de Nova Iguaçu é de vital importância para este nosso município. Vivemos hoje uma realidade bem diferente do que foi ha 20 anos atrais, urge que esta antiga proposta seja encaminhada, sem perda de discussão, a Câmara pelo Executivo e lançada na PPA, deste ano. A nova safra de VEREADORES, deem preferencia de votação e APROVEM em caráter de URGÊNCIA, pois diante dos FATOS, DA UTILIDADE PÚBLICA E DA NECESSIDADE, NOVA IGUAÇU É CHEGADA A HORA DE POSSUIR SUA GUARDA MUNICIPAL, VIA CONCURSO PÚBLICO.

2 comentários:

  1. alcy meu amigo guerreiro ,só para corrigi o conselho comunitário de segurança tem 5 anos de criação ,o café do 20º que foi criado em 97 .abraços

    ResponderExcluir
  2. foi criada uma guarda municipal ambiental e os de transito com os critérios altamente rigorosos que todos nós já sabemos os famosos ( Qi ) agora é a vez da guarda municipal, logo achará a necessidade de guarda mirim e porque não falar no guarda vida e estava esquecendo, das fronteiras do nosso município precisamos de uma guarda de fronteiras logo criaremos o guarda belo com seu lindo guarda chuva até porque, o mesmo não pode se molhar.

    ResponderExcluir