segunda-feira, 15 de abril de 2013

Educação informal no Bairro Danon II

NÃO EXISTE NENHUMA ESCOLA OU CRECHE MUNICIPAL NO BAIRRO DANON, POREM EXISTEM EXPLICADORAS PARA ALÍVIO DE MUITOS PAIS.


Estudantes são obrigadas a atravessar Av. Abílio Augusto Távora –RJ 105 (antiga Estrada de Madureira), em direção a bairros vizinhos para estudarem.
Danon carece de escola e creche.
População cresceu nas últimas duas décadas (apesar do IBGE proferir o contrário). E Qualidade e equidade do ensino permanece uma verdadeira utopia.
Entretanto para alívio de muitos pais e responsáveis de alunos, existem no bairro algumas educadoras informais, as chamadas EXPLICADORAS.
Visitei uma delas que atua ha +20 anos, conhecida no bairro Danon, como TIA NIRA, vem ministrando conhecimentos e alfabetizando ao longo dos anos, crianças de 06 à 11 anos. Localizada na Rua Luci Danon –Bairro Danon – Nova Iguaçu/RJ, onde possui uma sala exclusiva para realização de seu nobre trabalho, em sua própria residência. De segunda a sexta-feira, no horário das 8h as 11h30 e a tarde: 13h30 as 17:30, cobrindo as séries 1º ao 5º ano do ensino fundamental., destaca a questão e dificuldade da falta de materiais de apoio, e da um conselho aos pais que “em casa acompanhem o desenvolvimento dos filhos na escola.”
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: O bairro carece de escola e de uma creche municipal, reivindicação esta que vem ultrapassando décadas, sai governo e entra outro e nada é realizado. Se não fosse o trabalho destas incansáveis EXPLICADORAS, o índice de analfabetismo e a disparidade idade/escola seriam bem maiores, devido à população local em sua maioria não ter condições financeiras de colocar seus filhos em uma escola particular credenciada. Esse primeiro contato das crianças com a educação perto de seus lares, urge que seja estimulado, fortalecido por leis municipais com projetos sociais específicos, mais acessíveis e menos burocráticos. Alô vereadores!!! vamos dar uma força e esta categoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário