quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

FUNDEB DE NOVA IGUAÇU: EM DISCUSSÃO, RELATÓRIO DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

SOLICITAÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE TOMADA DE CONTAS.
Por Alcy Maihoní
Ontem (26) pela manhã, foi realizada a primeira Assembleia Ordinária de 2014, do conselho CACS-FUNDEB de Nova Iguaçu na sede da Sub-secretaria Municipal dos Conselhos. Tendo como pauta única:
" A solicitação da Comissão Especial de Tomada de Contas, referente ao Processo: 218.591.2/13 que trata do relatório de Auditoria Governamental, processo administrativo TCE-RJ - numero 2014/007768." Em evidência os exercícios financeiros 2007, 2008 e 2009.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: A diretoria executiva do colegiado irá providenciar cópias das atas dos anos citados, quando da aprovação das contas e pareceres conclusivos e encaminhar conforme solicitação recebida. A Presidente do Fundeb, Bessy Janes que esta no respectivo conselho desde 2009, teve a iniciativa de convidar seu amigo Luis Fernando a participar da reunião, o mesmo atua como presidente do CAE- Conselho de Alimentação Escolar de Nova Iguaçu, para "assessorar de forma jurídica", os conselheiros (ras), uma vez que tem formação de Direito. Não ví do porque, mas enfim...
Abriu-se um consenso em que o conselho deverá requerer ao TCE-RJ, cópia de inteiro teor do processo desta auditoria, visando melhor análise. Devo relembrar aos leitores, para que não venha cair no campo do esquecimento que as contas achadas irregulares pelo TCE-RJ, sobre a movimentação dos recursos do Fundeb foi da gestão do ex-prefeito Lindberg Farias (PT). Faço votos que venha ser instaurado um procedimento no Ministério Público Federal para uma investigação minuciosa das irregularidades achadas pelo TCE-RJ, estamos falando de mais de R$ 25 milhões de reais, fora os valores a serem corrigidos que poderá na certa dobrar. Será também oportuno o Conselho Nacional de Justiça tomar ciência do fato. Ainda provavelmente haverá o período 2010, 2011 e 2012, da ex-prefeita Sheila Gama (PDT).
Doa a quem doer, que a justiça se faça presente.

Um comentário:

  1. Estive presente na referida reunião, como represente do comitê do PAR(Programa de Ações Articulas) vinculada ao Conselho Municipal de Educação(CME). Fiquei como ouvinte, por que não faço parte do Conselho da FUNDEB. Percebi um pouco de nervosismo e cuidado nos pronunciamentos de alguns conselheiros referente a investigação de irregularidade achadas pelo TCE-RJ, com relação aos 25 milhões de reais. Acompanharei na medida do possível todo o andamento das ações do FUNDEB, em relação a documentação exigida; as atas de 2007 á 2009, obviamente serão cobradas as do anos de 2010 á 2012, gestão da ex-prefeita Sheyla Gama. Percebi também e falando com meus botões "em baixo desse angu, deve ter muiiiiiiiitos caroços". ESTAMOS DE OLHO!!!!

    ResponderExcluir