quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Planos e exemplos não faltam, porem não há forte comprometimento por mudanças


FINLÂNDIA, UM EXEMPLO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E DIRETA.
Em outubro do ano passado, o Ministério de Meio Ambiente da Finlândia abriu um crowdsourcing (processo feito com a colaboração de muitas pessoas) para que cidadãos contribuíssem com ideias para uma nova lei sobre o tráfego off-road (de motos e veículos de neve).
O processo foi dividido em três etapas: mapeamento de problemas, sugestões para resolver estes problemas e avaliação.
O objetivo foi testar se cidadãos poderiam contribuir, e de que maneia, no processo de tomada de decisões, além de reunir informações a partir de um grande número de pessoas e, assim, ampliar o acervo de conhecimento, além de envolver ainda mais cidadãos no processo de democracia direta. 
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Aqui em Nova Iguaçu, utilizamos mais ou menos do mesmo expediente, através de Conferenciais, seminários, audiências públicas e nos muitos conselhos existentes. O problema é que os Planos Municipais, desenvolvidos nestes encontros não são levados a implementação. Se pelo menos 15% do que está inserido no Plano Diretor da cidade estivesse a contento, caramba...Nova Iguaçu seria um município altamente invejável, por boa parte do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário