quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Projeto Iguaçu: Apelando ações via judiciário


DIA 15/02/2014 TERMINA O PERÍODO DE RECESSO DOS VEREADORES DE NOVA IGUAÇU-RJ
Por Alcy Maihoní
Vou logo perguntando, quando é que termina a SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA de Nova Iguaçu? Se já terminou, não fiquei sabendo!!!
Acaso a retirada das 800 toneladas de lixo e lama do Rio Botas, pois fim ao problema ? Quem garantirá não haver mais enchentes ou mortes na região? Estado, Prefeitura ou ambos?
Secretaria Estadual de Meio Ambiente já possui nova gestão e mesmo assim não ficarão por muito tempo, devido as eleições, com isso a insegurança se multiplica. Em paralelo não vejo nenhuma, repito nenhuma Entidade Civil organizada se pronunciando, se manifestando em defesa das famílias ribeirinhas e as que residem em áreas de alto risco, seja na linha virtual ou em atos públicos. Hoje as ruas estão limpas, mas não podemos esquecer a sequencia de destruições e mortes causadas por negligencia de ações preventivas. Intervenções de obras estruturantes do PROJETO IGUAÇU, fase 2, ainda não foram iniciadas e as respostas subjetivas é de dar nojo. No momento muito se fala em ROJÕES, mas quando vier TROVÕES E RAIOS, não podemos esquecer que a Encosta da Serra de Madureira está 100% intocada, desde 2006. Essa onda de asfaltamento (Bairro Novo) em alguns bairros próximos a Serra de Madureira, sem OBRA DE CONTENÇÃO e REFLORESTAMENTO não é viável. Cadê as ONGs Ambientais iguaçuanas que não estão vendo isso...
De qualquer forma meu pedido de vista sobre o grande volume do inquérito civil, relativo ao Projeto Iguaçu, foi deferido e pretendo ler linha por linha, uma vez que não obtenho respostas do executivo, legislativo e do próprio INEA. 
A agenda com o Promotor já esta confirmada. Aguardem notícias!!!
Saudações ambientais e comunitárias
* Membro do Comitê Botas/Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário