sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Mais uma reunião do Conselho Municipal de Saúde de N.Iguaçu

Apresentação Relatório Quadrimestral da Vigilância em Saúde.
Por Alcy Maihoní


Dei uma rápida passada ontem (16) a tarde, para assistir esta reunião, porem não fiquei até o término. Durante a boa e esclarecedora apresentação no formato PowerPoint, houve alguns momentos que fiquei inquieto, primeiramente em ouvir de uma das responsáveis do Núcleo de Vigilância da Tuberculose, anotei o nome: Dilma Maria Siqueira Carelli que o exame PPD*, aqui no município NÃO tem previsão de ofertar aos usuários do SUS, pelo menos até agosto de 2015. 
Outro momento que deixou-me, também inquieto foi ouvir que existe baixa procura de vacinação por parte dos idosos. Então fico a refletir se os idosos não vão aos postos, não seria oportuno e lógico haver um ônibus da saúde, no período de campanha, percorrendo os bairros mais afastados do centro da cidade? Porem para minha surpresa é que NINGUÉM questionou e sugeriu providências.
Sobre postos médicos, também NADA foi reivindicado.
Mas aproveito aqui, nesta postagem, uma vez que o assunto é saúde, para salientar que o Posto Médico de Santa Rita - Bairro Santa Rita - N.Iguaçu a 6 (seis) dias, está SEM ÁGUA. Apesar de haver cisterna, caixa d'água de 5000 litros e até um poço, a unidade possui. Mas o problema é uma bomba danificada. Mas se não há água... existe o serviço de carro pípa, senhor secretário de saúde! Alguns moradores da região informam que devido a escassez de água, escolas não estão dando aulas e creche está também prejudicada.
ALÔ VEREADORES! ALÔ PREFEITO!

Nota:  Purified Protein Derivative (PPD), é um exame que serve para ajudar a diagnosticar a tuberculose. (Município carece deste importante exame).

Nenhum comentário:

Postar um comentário