sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PLANEJANDO A PRÓXIMA DÉCADA

Alinhando os Planos de Educação
Por: Jane Milan - Avaliadora Educacional

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) o Estado do Rio de Janeiro e seus 92 municípios já começaram a dar os primeiros passos para elaborarem/adequarem seus planos.
O Ministério da Educação está atuando em conjunto com  o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), tendo aqui no Rio de Janeiro a Coordenação da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC).
No Estado do Rio de Janeiro, cada grupo de 23 municípios é assessoradopor um Técnico (Avaliador Educacional), responsável pelo contato, orientação e acompanhamento direto das iniciativas e avanços de cada município no processo de elaboração ou adequação do seu plano de educação ao PNE.
Na metodologia de trabalho adotada, há necessidade de encontros períodicos entre o AE  e os responsáveis pelas comissões técnicas Municipais.
Nesta etapa do trabalho, realizaremos o 2º Encontro de Formação para elaboração/adequação do Plano Municipal de Educação - Comissão Técnica, com o objetivo de orientar e trocar experiências sobre como elaborar o diagnóstico  que vai alicerçar as metas e estratégias educacionais do seu território pelos próximos decênio.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Esta missiva chegou em minhas mãos na 1º reunião da Comissão de Adequação do PME, realizada ontem nas dependências da SEMED, na qual faço parte representando voluntariamente o Fórum Popular de Educação/Pais de alunos. Veja bem, é ótimo possuirmos este contato com demais municípios do nosso estado, e este assessoramento técnico por parte do MEC, UNDIME e CONSED, mas temos nós população iguaçuana tomar em segundo momento, as rédeas da situação conjuntamente com as pessoas que atuam direta e indiretamente na educação daqui, da nossa região onde as metas  e estratégias educacionais  devem ser discutidas e consolidadas com forte participação do Fórum Popular de Defesa da Educação, uma vez que a lei do Sistema Municipal de Educação garante nossas presenças. Uma assembleia do fórum esta sendo pensada ainda para este ano. Fiquem antenados (as) neste nosso blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário