terça-feira, 14 de outubro de 2014

Postagem retirada do Facebook: Município no combate a Dengue, Leptospirose e Febre Chinkungunya

Nova Iguaçu investindo na capacitação de profissionais para combater a dengue, leptospirose e febre chinkungunya. Parabéns a todos envolvidos em especial ao nosso secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Luiz Antonio Teixeira Junior e a toda por está saindo na frente! 
Guardas ambientais são capacitados para combater dengue e febre chikungunya
Cerca de 25 guardas ambientais de Nova Iguaçu participaram de uma capacitação sobre dengue, leptospirose e febre chikungunya. O encontro foi coordenado pela Gerência de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (Giec), da Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu. Os profissionais, que atuam no Parque de Nova Iguaçu, na Reserva de Tinguá e em passeios guiados a crianças das escolas da rede municipal tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as doenças para transmitir as informações à população.
“Na gestão do prefeito Nelson Bornier, Nova Iguaçu está investindo tanto nas ações de controle aos vetores, com agentes visitando as residências como em palestras para multiplicar a informação, que é uma das principais ferramentas que temos para vencer doenças como a dengue”, explicou o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Junior.
Este ano os agentes de Vigilância Ambiental já haviam feito mais de um milhão de visitas. As equipes fiscalizam periodicamente 347 pontos considerados estratégicos para a proliferação do mosquito e aplicam larvicidas. A cada 15 dias, todos estes locais são visitados. Os agentes também percorrem os bairros e retiram pneus em terrenos abandonados e em borracharias. Em média, 500 unidades são recolhidas por dia.
“Felizmente em Nova Iguaçu há uma interação entre as secretarias. Hoje temos as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente unidas na troca de informações sobre assuntos que permeiam os dois setores. Dengue, leptospirose e a febre chikungunya , que ainda é uma novidade pra nós, são questões de saúde, mas também de meio ambiente”, afirmou Edney Duarte, coordenador do Giec.
A febre chikungunya, segundo o Ministério da Saúde, é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes albopictus seus principais vetores. Os sintomas são semelhantes aos da dengue, apesar de ser menos letal. A doença provoca dores fortes nas articulações, além de febre, mal-estar e dor de cabeça e podem se prolongar por semanas. O combate à doença é feito da mesma forma que o combate à dengue: controlando a proliferação dos mosquitos.
Fonte: Facebook da Vereadora Giane Jura

Nenhum comentário:

Postar um comentário