Os direitos das Pessoas com Deficiências / Educação Especial - Inclusiva
Por Alcy Maihoní
Estive no dia 01 de dezembro, na parte da tarde na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Campus Nova Iguaçu), em reunião com uma das consideradas, maiores autoridades do Brasil, no que se refere a Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil, a Professora Doutora, Márcia Denise Pletsch.
Estamos para aprovar documento Deliberativo que fixa normas para a Educação Especial na perspectiva inclusiva e para atendimento educacional especializado - AEE, no âmbito do Sistema Municipal de Educação. Existe a preocupação de se realizar um trabalho impecável e nada melhor , do que estar próximo de quem conhece a fundo o processo ensino-aprendizagem nesta delicada área educacional. Seus esclarecimentos foram brilhantes, elucidando algumas situações conflitantes. Assimilei seus comentários, fiz apontamentos e já recebi inclusive, por e-mail uma recente Dissertação da Mestre em Educação Maíra Gomes de Souza da Rocha com o título:
"PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS NO AEE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL", sob a orientação da professora e Doutora Márcia, como também o resumo de um estudo sob o título: " Educação Especial e Inclusão Escolar: uma radiografia do Atendimento Educacional Especializado nas Redes de Ensino da Baixada Fluminense/RJ" - Dra. Márcia.
Foi uma tarde de valiosos ensinamentos, em prol do público alvo que são as pessoas com deficiências.
O COLETIVO POPULAR É O ALVO!
Dra. Márcia Denise Pletsch |
Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, ambos da UFRRJ. Coordenadora do Observatório de Educação Especial e inclusão educacional: políticas públicas e práticas curriculares e Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais. Autora do livro Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual (2010).
REPENSANDO A INCLUSÃO ESCOLAR 2014, 2a. edição (revista e atualizada) de uma extraordinária análise histórica e crítica corajosa à realidade da situação da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil.
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