sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

NOVA IGUAÇU-RJ, VIVE SEU INFERNO DIÁRIO: TRÂNSITO E TRANSPORTE É ALGO INSUPORTÁVEL, A CADA DIA SOMENTE PIORA...NINGUEM FAZ NADA PARA RESOLVER.

Cadê o nosso Plano de Mobilidade Urbana?
Por Alcy Maihoní 


Já houve Audiência Pública, assim como a Conferencia da Cidade em Nova Iguaçu, na qual estive presente em ambos os eventos, houve interessantes propostas que se juntaram com as anteriores para minimizar engarrafamentos, melhorar a acessibilidade, logo ideias  viáveis e dentro da realidade do município temos aos montes. Entretanto, até presente data, nada foi resolvido, ninguém mais fala sobre o assunto, Sociedades Civis estão quietinhas, governo municipal e legisladores, daqui a pouco entram de recesso de fim de ano e o povo a cada dia que passa vai se lascando, lascando e se lascando no centro deste perverso trânsito caótico...
Urge melhorarmos o trânsito e transporte e Nova Iguaçu pode vir a perder recursos orçamentários federais. O prazo expira agora em 2015, se não for aprovado e publicado  este Plano de Mobilidade Urbana. Se duvidam é só darem uma lida na Lei Federal 12.587 que normatiza melhorias de acessibilidade e a mobilidade das pessoas e cargas, além de integrar as diferentes modalidades de transporte. Esta na legislação que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, mas parece que nosso município estacionou no tempo, tamanho descalabro que verificamos todo santo dia em nossas ruas e avenidas.
Temos em por aqui a SEMTMU - Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana que acredito possui bons profissionais, porem não estão dando conta do recado, porque será? Falta infraestrutura? Recursos financeiros? Recursos Humanos? Seria carência de melhor gerenciamento? 
Matéria é de 2012, mas parece que é de hoje.
Não importa! Existem prioridades na cidade que devem ser resolvidas para ontem. E este Plano deve estar integrado ao esquecido Plano Diretor da Cidade. Não há mais tempo para ações paliativas ou experiencias sem resultados práticos. Vamos implementar as estratégias e propostas salvas na Audiência e na Conferencia e ponto final. 
Como usuário exijo meus direitos entre muitos que a lei determina, cito alguns quero ser informado sobre itinerários, horários e tarifas dos serviços nos PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE, Baias de ônibus adequadas e com assento, calçadas acessíveis, ciclovias, etc. 
Não quero, assim como toda a população ficar horas preso em engarrafamentos dentro de minha cidade. O alerta e lembrete esta dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário