terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ESPECIAL FIM DE ANO: Retrospectiva do Maihoní 2014

Confira alguns marcos mais importantes para o Blog no ano de 2014.
Por: Alcy Maihoní

Retrospectiva 2014: selecionei o que de melhor rolou no nosso Blog e no nosso Facebook durante o ano, fruto das caminhadas, reuniões e lutas, tendo sempre em mente que : O Coletivo Popular é o Alvo!
Agradeço aos fiéis leitores e seguidores o acesso e participação.
Eis agora o nosso Top de janeiro a dezembro:

janeiro

No dia 14 de janeiro ocorreu Audiência Pública sobre a discussão e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

fevereiro

07/02 - Encontro informal com lideranças e políticos, abordando os problemas da cidade, conjuntura política e as eleições para deputado estadual e federal, em prol de Nova Iguaçu com: Sávio Neves; Vereador Carlinhos Presidente; Adriano Naval (Jd. Pernambuco); Andrea Mendonça, Nilo Santana e Zéze Reis (Jornal Okei-Okei) 

21/02 Foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu - SEMUS e pela Subsecretaria dos Conselhos Municipais a realização da IX Conferência Municipal de Saúde a ser realizada:
Dia: 14 de março de 2014 - Horário: 9h às 17hs 
Local: UNIG - Universidade Iguaçu
Av. Abílio Augusto Távora, 2134 - Centro - NI.

Evento cancelado até presente data sem previsão

março

OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTA EM NOVA IGUAÇU INJUSTIFICAVELMENTE ESTÁ FORA DO PROJETO IGUAÇU.
Créditos das fotos: Adriano - Comitê Botas/Nova Iguaçu


28/03 Protesto na Praça Rui Barbosa, tendo como tema a proposta de MUNICIPALIZAÇÃO DA ÁGUA EM NOVA IGUAÇU -RJ, organizado pelos Coordenadores do Movimento Popular Iguaçuano -MPI (Alcy Maihoní, Adriano Naval e Helder Ferreira) com a presença da amiga e Jornalista Jeania Maria Souza Silva

abril

26/04 RECEBÍ HONROSO CONVITE E SOCIALIZO AQUI, DIZENDO QUE HOUVE UMA PEQUENA ALTERAÇÃO,  NA COMPOSIÇÃO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS NESTE CONSELHO. O BLOG PARABENIZA OS NOVOS CONSELHEIROS (AS). 
TENHAM ÓTIMO MANDATO.



maio



07/05 Reunião com a atual Presidente do INEA,  Sra. Isaura Fraga e o Prefeito de Nova Iguaçu, Sr. Nelson Bornier, com presença do Coordenador da Comissão Executiva do PROJETO IGUAÇU, Sr. Adriano Naval. Assunto: Projeto Iguaçu - fase 3 em Nova Iguaçu. Neste dia conseguimos trazer de volta ao projeto a Obra de Contenção da Encosta na Serra de Madureira, beneficiando as áreas dos bairros Marco II, Jd. Alvorada, Jd. Nova Era e Danon.


15/05 Audiência Pública, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, tendo como tema "Combate e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes" Na foto com Vereador Henrique Neves; Subsecretário Assist. Social  Valnei Costa; Vice-Presidente do CONSEG-NI - Adriano Naval e Sra. Vera (Lider Comunitária do Bairro da Viga).

junho

04/06 Vereador Jorge Marotte indicou MOÇÃO DE AGRADECIMENTO por serviços prestados a Cidade de Nova Iguaçu e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores em sessão pública, na foto recebendo a moção das mãos de seu assessor, Sr. Irinaldo Costa. 
Com o Vereador Jorge Marotte, quando da visita do
Governador
Pezão ao Bairro Danon.

05/06 Estive em Rio das Ostras-RJ representando o Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ.





12/06 NA DEFESA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CME
Por Alcy Maihoní
Foto extraída da internet

Atraso dos recursos financeiros oriundo de convênios com a Prefeitura, a culpa não é do Conselho. Entretanto, na reunião do dia 10/06/2014, o colegiado chegou por unanimidade em um consenso para que as instituições tenham mais tempo para se adequarem e cumprir com suas obrigações legais.

RÁPIDOS ESCLARECIMENTOS: A aprovação para funcionamento da Educação Infantil (creches), para quem desconhece, é aprovada pelo CME e concedida pela SEMED, consiste na comprovação de que a instituição de Educação Infantil reúne condições de infraestrutura, administrativa e pedagógica estabelecidas em Deliberação. Este ato autorizativo de funcionamento é ato de competência do CME e as exigências legais devem ser cumpridas e o CME esta para assegurar e zelar que as instituições façam corretamente seus deveres de casa.

julho

22/07 2ª Reunião do Diagnóstico Rápido Participativo - DRP. DO OBJETIVO: O Instituto Estadual do Ambiente - INEA, visa a formação de um único Conselho Consultivo que responderá simultaneamente pelas duas Unidades de Conservação: APA GERICINÓ MENDANHA E PARQUE ESTADUAL DO MENDANHA. Local: Diocese de Nova Iguaçu - Cenfor

agosto

08/08  Foi realizado o encontro organizado pelo MPRJ, UNDIME-RJ E UNCME, no auditório do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, com a participação da Promotora Dra. Bianca Mota de Moraes. Resultado deste encontro: Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) vai alterar Lei que rege idade mínima para ensino fundamental. Na foto da esquerda para direita: Sheila Silva (Secretária Geral do CME-NI) ; Dra. Bianca (Promotora) Alcy Maihoní (Vice-presidente do CME-NI) e Henrique Diniz (Conselheiro de Educação), Esteve também presente conosco, Profº Romário Silveira (SEPE-NI).


setembro

16/09 AGORA É OFICIAL: VEM AÍ A CPI DO FUNDEB DE NOVA IGUAÇU-RJ
Autor da abertura da CPI - Vereador Carlos Chambarelli

GESTOR RESPONSÁVEL DA ÉPOCA: LUIZ LINDBERG FARIAS FILHO (Ex-prefeito de N.Iguaçu– PT)


Sessão pública da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu - RJ, desta terça-feira (16) aprovou pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o FUNDEB, de autoria do Vereador Carlão Chambarelli (PSDB).


Motivo: Dados da Fiscalização n 718/2013, no relatório de auditoria governamental – TCE-RJ.


Objetivo: Apurar potencial desequilíbrio nas fontes de financiamento da educação básica (FUNDEB), nos exercícios de 2007 a 2009; apurar responsabilidades e obtenção do respectivo ressarcimento.

24/09 Estive entre os Coordenadores da Campanha eleitoral, do então candidato a Deputado Estadual Luciano Gomes (foto).


25/09 Na inauguração do Núcleo de Atendimento do Cidadão - NAC - Com Prefeito Nelson Bornier, Vereadora Giane Jura e Secretária de Assistência Social Cristina Quaresma.
 

27/09 Inauguração da UPA- Comendador Soares - Nova Iguaçu - RJ
Com casal de amigos: Eduardo Luiz Gomes e Patrícia Gonzaga Alves
outubro

03/10 Reunião do Grupo de Trabalho na elaboração e finalização do Diagnóstico (Mapa) dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu - RJ


18/10 COMISSÃO DE PLANEJAMENTO, LEGISLAÇÃO E NORMAS DO CME-NI COM REPRESENTANTES DA SEMED: REUNIÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS
Reunião de trabalho: ocorrida no dia 16/10 na sala de reuniões da Subsecretaria Municipais de Conselhos, tendo o objetivo de análise e aprimoramento da minuta da Deliberação da Educação Inclusiva apresentada pela SEMED- Nova Iguaçu-RJ
ESTE ENCONTRO REPRESENTA UM DIVISOR DE ÁGUAS,NO QUE SE REFERE A DEFESA DE DIREITOS E A LUTA POR IGUALDADE E QUALIDADE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS ALUNADOS (AS) ESPECIAIS DENTRO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU.

28/10 EXTRAÍDO DO FACEBOOK DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE NOVA IGUAÇU-RJ:
"Boa noite a todos. Acabamos de aprovar a redução do número de vereadores para 21 em nova iguaçu a partir da próxima legislatura." - Presidente Vereador Maurício Morais.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: ÓTIMO!!! É um grande ganho para o município esta redução.

Centro: Presidente da Câmara, vereador Mauricio Morais
novembro

15/11 NOTIFICAÇÃO DETERMINA QUE VIAÇÃO SÃO JOSÉ E LINAVE DEIXEM DE CIRCULAR A PARTIR DE HOJE
As empresas de ônibus Viação São José e Linave, sediadas em Nova Iguaçu, foram notificadas hoje (14/11) pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e devem suspender imediatamente os serviços de transporte público prestados na cidade. 
Foto de Alcy Maihoní Rodrigues.

dezembro

12/12 Presidi a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ, na qual foi aprovada por unanimidade a Deliberação da Educação Especial.

Até o ano que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário