quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Fórum Popular de Educação na audiência pública de segurança da Câmara de Nova Iguaçu

Representando o Fórum Popular de Defesa da Educação do nosso município, na audiência promovida pela Comissão de Segurança Pública e Prevenção à Violência da CMNI, tendo a mesa: Presidente desta comissão vereador Marcelo Lajes, vereador Dr. Cacau, Vereadora Renata da Telemensagem, Coronel Josias da Secretaria de Segurança Pública e a Dra. Mônica, Delegada Titular da DEAM de N.Iguaçu. 
Na oportunidade de fala indaguei duas situações:
a) Questionei do porque a prefeitura até hoje não instituiu o GGIM - Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública, tendo em vista que na gestão anterior foi muito debatida e bem aceita dentro dos conselhos CONSEG e CCS. Até uma minuta de Decreto foi a nós conselheiros apresentada para análise em meados de 2014, faltando apenas ser aprovada pela casa legislativa e sancionada pelo prefeito.
Para quem ignora o GGIM é um importante fórum deliberativo e possuiria 12 representatividades em sua composição  de diferentes esferas e forças com atuação na área de segurança pública.
b) Questionei também de como ficará os recursos oriundos da ALERJ, quanto a matutenção do "Programa Segurança Presente" em nossa cidade, tão logo termine o mandato dos Deputados e do Governador. 
Quanto ao GGIM o representante da prefeitura coronel Josias sinalizou da possibilidade do GGIM ser instalado. 
Da sustentabilidade do Programa Segurança Presente não obtivemos resposta relativo a continuidade ou não do fluxo de verba. 
Por fim fiz um aparte sobre a questão das 76 câmeras de monitoramento que a cidade recebeu via governo federal pelo "Programa Crack é Possível Vencer" e que estranhamente se perderam.  Na ocasião o Fórum Popular de Educação apresentou listagem de 20 escolas consideradas estarem em áreas de risco e havia informação do governo municipal da oferta de 20 câmeras que seriam instaladas no entorno das escolas e portanto, estas câmeras não eram exclusivamente para atender a demanda da secretaria de transporte, como tinha acabado de afirmar o coronel Josias.
A audiência foi positiva e passarei mais observações na próxima postagem. 
Alcy Maihoní
Coordenador Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário