sábado, 17 de agosto de 2013

AINDA A 4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE NOVA IGUAÇU

RESÍDUOS SÓLIDOS, EIXOS TEMÁTICOS E ALGO A MAIS QUE NÃO FOI A PÚBLICO.
Por Alcy Maihoní
Vereador Denilson Ambrosio ao microfone:
Indignado com a atuação da Nova Cedae e da AMBEV em nossa região.
A Conferência ocorrida no dia 03/08 na Universidade de Iguaçu atendeu 100% as determinações vinda de Brasília e onde os participantes se debruçaram nos eixos temáticos pré-estabelecidos:
Produção e Consumo Sustentáveis;
Redução dos Impactos Ambientais;
Geração de Emprego, Trabalho e Renda;
Educação Ambiental.
Os meios de comunicação local não deram notícias na integra sobre o que foi falada na mesa de abertura, uma grave lacuna que ora ouso em socializar. O que me chamou a atenção foi à fala do então Vereador Denílson Ambrósio que se fez presente que abordou a questão da ÁGUA E A ATUAÇÃO DITATORIAL DA NOVA CEDAE EM NOSSO MUNICIPIO. Aos demais que estavam a mesa se calaram e ao final de sua fala a plenária muito o aplaudiram. É lógico que para os organizadores o tema fugiu a temática do evento, mas não vejo do porque, uma vez que resíduos sólidos esta intrinsicamente ligado a ÁGUA, rios e valões que corta a cidade, sem falar no devido apoio às políticas de saneamento. Mas o nobre vereador citou a ganancia desta estatal e que Nova Iguaçu não recebe sua contrapartida. Nesta hora olhei para o Prefeito e lembrei que o mesmo na época não remota havia falado “de pé junto” que iria fechar o REGISTRO DA CEDAE, caso a mesma continua-se com o desrespeito com nossa cidade e cidadãos.  

A Conferencia ainda aguardava mais surpresas: Optei em participar do Grupo de Trabalho, cujo tema era o eixo: Redução de Impactos Ambientais. Na dinâmica de grupo, apareceu para dar suporte o Secretário da SEMUHAM, Giovanni Guidone, indaguei ao mesmo do porque não poderia se abrir um leque de discussões pois Redução de Impactos Ambientais não é apenas resíduos sólidos.  O mesmo salientou e afirmou que a proposta da Conferencia não da margem e que a temática deve ser de acordo com o decreto da nacional. Sugeri que fosse realizado um seminário posteriormente para tratar dos demais assuntos pertinentes.

+ Uma surpresa: A diminuta distribuição de Delegados, apenas 02 (duas) vagas para representantes de Entidades Não Governamentais poderão participar da Etapa Estadual.
As duas eleitas:
SIJO – Sociedade Integrada do Jardim Ocidental e Adjacências (diretor é conselheiro do CONDEMA) Delegado:  Edivanildo (MAB).
GAB – Grupo de Apoio aos Bairros – Delegado: Alcy Maihoní.

PROPOSTA APROVADAS DO EIXO II – Redução de Impactos Ambientais:
a)      Fomentar junto aos estabelecimentos comerciais e industriais da Cidade de Nova Iguaçu um programa de logística reversa por meio de incentivos fiscais com redução da carga tributária;
b)      Fortalecimento das Cooperativas existentes na Cidade de Nova Iguaçu e incentivo de criação de novas com investimentos em capacitação, gestão e infraestrutura;
c)       Implantar fiscalização para grandes geradores de resíduos sólidos seja construção civil, comercio e indústria na Cidade de Nova Iguaçu.

Detalhe: As três propostas acima observem que estão direcionadas a Cidade de Nova Iguaçu, logo passar pela votação na etapa estadual será grande desafio, o que dirá na etapa nacional...


INFORME:
Etapa Estadual ocorrerá dias 13,14 e 15 de setembro de 2013
Local: UERJ – Fundação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Campus Maracanã.


Etapa Nacional: dias 24 a 27/10/13 – Local Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário