segunda-feira, 12 de agosto de 2013

I ENCONTRO DA REGIONAL METROPOLITANA – UNCME/RJ

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
TEMA: “ PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO”.
Por Alcy Maihoní
 
Profª Lucimei, Alcy Maihoní e Irismar Santos
Conselheiros de Educação de Nova Iguaçu/RJ 
Recebí convite e fui conferir o I Encontro da Regional Metropolitana – UNCME/RJ, realizada no dia 07 de agosto, na Escola Municipal Rothariano Arthur Silva – centro, Mesquita/RJ. O objetivo do encontro visou a participação dos conselheiros municipais de educação como atores mobilizadores, com proposito de fomentar debates com ampla discussão da educação nacional e posteriormente da educação municipal. Representantes conselheiros de 10 (dez) municípios estiveram ao evento:

Belford Roxo, Itaboraí, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Vassouras.

Eu e a Sra. Irismar Santos além de estarmos representando o Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu ( que nunca se fizeram presentes, conforme declaração da UNCME/RJ) estávamos também representando todos os demais setores e segmentos da sociedade civil, através do Fórum Popular Perm. Defesa da Educação de Nova Iguaçu.

Reconhecer a importância dos CMEs no processo de construção educacional, refletir coletivamente caminhos para a educação municipal, são objetivos e desafios de todo conselheiro (a). Não pode haver desleixo. 
Trupe Balaio Literário - Cantando música do poeta Vínicius de Morais
Durante o evento houve apresentação da Trupe Balaio Literário/Mesquita homenageando Vinícius de Morais com repertório de musicas e poesias.
Professoras Nelma Rago e Lucimei Corrêa - Organizadoras do encontro.
Encontro foi brilhantemente organizado pela Coordenadora Estadual da UNCME/RJ Profª Nelma Rago e pela Coordenadora da Regional Metropolitana Profª Lucimei Corrêa Correia. Esteve presente o Secretário Municipal de Educação de Mesquita, Sr. Ricardo Loyola de Souza.

O interessante destes tipos de encontros é a troca de saberes e fazeres, verdadeiras aulas de capacitação.
Entretanto quando se compara Nova Iguaçu com demais municípios sobre este importante conselho, vejo uma triste realidade e disparidade. É como visualizar uma carroça trafegando na contra-mão em uma estrada...
Então se percebe que reconstruir um trabalho serio diante de anos de atraso oriundo da arrogância, disputas vazias e de picuinhas de ambos os lados (governamental e sociedade civil) dentro deste conselho em Nova Iguaçu será muito desgastante, estressante e quem continuará sofrendo são os alunos e seus pais. Digo isto tendo participado também da Conferencia Municipal de Educação e da Intermunicipal, ambas realizadas recentemente em solo iguaçuano, onde percebi muitas lacunas em aberto que inevitavelmente refletirá negativamente em sala da aula. Sobre esta última a INTERMUNICIPAL que durou dois dias, RETIREI-ME NO PRIMEIRO TEMPO DO 1º DIA para não mais regressar. A educação que desejo, não pode se dar ao luxo de perdas de tempo. E foi o que vi desde o inicio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário