sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

NOVA IGUAÇU (RJ): ÁGUA NOSSA DE CADA DIA, CADÊ? O QUE FAZER?

SITUAÇÃO CRÔNICA DA FALTA DE ÁGUA NA REGIÃO QUE ABRIGA A MAIOR ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO MUNDO. NÃO É PIADA, POIS QUE É FATO.
Por Alcy Maihoní
Em 12/jan/2015, entrando na pagina principal do Facebook do Jornal Okei Notícias, me deparei com a seguinte postagem:

QUAIS OS BAIRROS DE NOVA IGUAÇU ESTÃO FALTANDO ÁGUA? 
"Deixem aqui relacionado os nomes dos bairros que estão faltando água. Pois os engenheiros, técnicos e manobristas da CEDAE são amigos e seguidores do Jornal. Assim como vários políticos da região e as assessorias da PMNI e da CEDAE. Esperamos um posicionamento deles. Estamos acompanhando pelo grupo do nosso Watsaap a organização de um grande manifesto na cidade pela falta d'água." 
  Jornalista, Zeze Reis

Observei 212 comentários, onde internautas se identificando, informando suas ruas e seus respectivos bairros, relatando também seus sentimentos de repúdio e indignação. 
É conhecimento da maioria da população a situação crônica da falta d'água em todo o município, mas vale destacar aqui que se algo não for feito hoje para reverter a situação, o fim do caminho será idêntico a do Estado de São Paulo, se já não estiver a um passo, do caos hídrico. Pode sim, haver períodos de grandes racionamentos. Todos os bairros verificados na postagem estão com desabastecimento de água e que vem se agravando desde antes das eleições. Os bairros lá postados, compõem as seguintes Unidades Regionais de Governos (URGs):
Centro, Posse, Comendador Soares,Cabuçu, Austin, Vila de Cava, Miguel Couto e Tinguá.
Não detectei nenhum leitor dos bairros que compõem a URG do KM 32, será que estão bem servidos de água, uma vez que a ETE Guandu, está localizada nesta área?
É revoltante e incompreensível que se passam décadas e décadas e em pleno século XXI, o povo padecendo ainda por falta d'água. 
Conta-se, por aí, que a NOVA CEDAE iniciou uma obra, cuja água está sendo desviada para a Zona Sul e para a Barra. Verdade ou não, nós iguaçuanos estamos covardemente esquecidos pela NOVA CEDAE/ESTADO.
Existe um investimento entre o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, referente à operação para a construção do novo sistema produtor de água tratada no Complexo guandu 2. Esta previsto mais 12 mil litros de água por segundo. Estão vendo... água tem, o problema é a forma de gestão, sempre foi!
Algumas pessoas, assim como eu, não leva fé neste empreendimento Guandu 2, pois os mananciais estão hoje bem comprometidos. De minha parte reitero aqui a minha permanente opinião em que a solução é a municipalização da água em nossa cidade, tendo a frente uma empresa de captação, gerenciamento e distribuição independente, com um Comitê gestor paritário atuando no controle social e de fiscalização.

É fato notório que a água que abastece a capital e boa parte da região metropolitana do Rio de Janeiro, tem sua origem aqui em Nova Iguaçu: Rio D'ouro, Jaceruba, Tinguá e Guandu,  onde muitos políticos de ontem e de hoje, somadas a lideranças populares nos dão conta que nossa cidade não recebe nenhum real por isso. Eis, mais um dos motivos de municipalização, pelo menos uma parte que seja de nossos recursos hídricos. 
Outro fato absurdo é que recentemente a NOVA CEDAE deixou a desejar por não ter realizado um esquema especial para atender o Hospital da Posse, com carros-pipa, uma vez que vem fazendo seus desvios e manobras a bel prazer. Prefeitura tem que ficar mais esperta com relação a isso. Começou muito mal o novo presidente da NOVA CEDAE, Jorge Ferreira Briá, realizando obras, sem ao menos comunicar oficialmente a população. 
Vamos ficar de olho e monitorar este senhor, assim como as ações do Governador Pezão.
Para finalizar, internautas (residentes iguaçuanos) tem que parar de ficar somente na critica estéril, na revolta online somente. Procurem sair diante do computador e ir para as ruas. 
O ato público, mais uma vez não deu em nada, foi adiado, motivo: 
Faltou público. 
As raras pessoas que compareceram foram simplesmente embora. Acredito que não foi falha dos organizadores e sim falta de interesse das pessoas mesmo, em lutar pelo próprio direito. 
Gestores da NOVA CEDAE com certeza agradecem a falta de sangue nas veias da população iguaçuana.

Um comentário:

  1. Me chamo Leandro e estou sem água. Moro na Rua Alberto Melo, 311 - Comendador Soares - Nova Iguaçu onde foi parar a água?????? contas em dia. aguardando resposta..

    ResponderExcluir