quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Prefeitura em ação II

Alcy Maihoní Rodrigues diz: Problema que se repete todo fim ou início de ano. É mole não!
Giane Jura Vereadora adicionou 3 novas fotos.
Nova Iguaçu monta esquema de alerta para chuvas
O último domingo (4/1) foi marcado por um grande volume de chuva em Nova Iguaçu, que causou transtornos em regiões como Posse, Caioaba, Comendador Soares, Austin, Cabuçu e Morro Agudo, que ficaram alagados. O dano não foi maior graças ao esquema de prontidão montado pela prefeitura, composto por equipes das secretarias de Obras e de Defesa Civil, além da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni).
Como forma de prevenção, em novembro do ano passado a Secretaria de Defesa Civil montou o “Plano Verão”. Simulados e orientações foram passadas aos agentes, além de um forte esquema de plantão, foram umas das medidas adotadas para que a cidade não seja mais surpreendida com desastres naturais nos períodos chuvosos.
Segundo o secretário Luiz Antunes, o lixo ainda é um dos maiores problemas causadores das enchentes. Por isso, desde o início de 2014, cerca de 20 lixões foram exterminados em parceria com a Emlurb. “A coleta é regular e ininterrupta. Mesmo assim, as pessoas não procuram saber os dias de recolhimento no seu bairro e jogam lixo em qualquer lugar. O descarte irregular causa entupimento na rede de esgoto e assoreamento dos rios. Acabamos com muitos lixões na periferia e em bairros centrais. Infelizmente, alguns pontos ainda persistem e estamos trabalhando também com a conscientização da população”, alerta o secretário de Defesa Civil.
Outra demanda que cresceu junto com o volume da chuva é a limpeza de bueiros. A Codeni está com toda equipe trabalhando, inclusive nos finais de semana. Cerca de 30 homens atuam na área, sempre das 8h às 18h. Pontos considerados críticos como Austin, Centro e o corredor da Estrada de Madureira tiveram o trabalho intensificado. A população pode solicitar o serviço através dos telefones 3793-2244 e 2764-9267.
Colaboração popular
Como medida preventiva é fundamental que a população seja parceira da prefeitura. Para isso, é preciso que todos colaborem com a vigilância. A Defesa Civil já apreendeu diversos carroceiros, caminhões e bicicletas que despejavam lixo em locais desapropriados e muitos, até de outros municípios. Caso presenciem a prática, a denúncia pode ser feira através do telefone 2668-3537, ou pelo número de emergência, o 199.
Além disso, construções na beira dos rios e próximo de encostas devem ser evitadas, uma vez que grande parte das ocorrências são caracterizadas por casas irregulares, que acabam desabando e tomadas pelas águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário