terça-feira, 13 de janeiro de 2015

POLÍTICA PÚBLICA., afinal o que queremos para nossa cidade?

Mudar atitude individual, para mudar a cidade de Nova Iguaçu (RJ).
Alcy Maihoní
É de fundamental importancia valorizarmos o espaço público. Governo público e privado tem por hábito estarem voltados para o empresariado por exemplo e não para o morador-trabalhador. Se a população deseja mudanças, então significa mudarmos o foco, onde os gastos em obras extravagantes devem dar lugar a obras e investimentos de pequeno porte e infra-estrutura básica, habitação e melhoria dos serviços públicos. Os políticos sabem e nós também que grandes obras têm alto custo e baixo retorno social. Prefeitura tem que mudar, independente de quem esteja a frente (partido pólitico) na gestão. Ideal seria que a concentração de investimentos, inicia-se nos bairros periféricos, indo em direção nas áreas nobres da cidade. Aí sim a massa saberia o que é uma política pública de verdade.
Nova Iguaçu (RJ) - Brasil
Para ficar melhor, é necessário rever a questão da participação popular, como uma cultura política, cuja espinha dorsal é os direitos dos cidadãos. Penso que deveriam diminuir o numero dos Conselhos Municipais seria pertinente. Hoje, Nova Iguaçu possui mais de 30 (trinta). Um tremendo e vergonhoso  exagero. Não se assustem, no lugar poderia os governantes aderir a prática dos plebiscitos. Zerava os altos custos administrativos e financeiros, pagos com erário público e eliminaria o câncer de barganhas por cargos comissionados (fantasmas). Mas para efeito desta ideia é necessário que as instâncias de governo sejam postas a serviço da população, com possibilidade de adequação de sua arcaica rotina de trabalho. Seria interessante presenciar e participar destes plebiscitos dentro do executivo (1 por trimestre) e legislativo municipal (Consultas Públicas mensais). Percebo a cada dia a importância de se mudar a "fórmula" de participação. Romper com muitos paradigmas, porque não?
Sem estas mudanças, continuaremos reproduzindo e validando condições desiguais e mantendo tudo no mesmo lugar. A participação de representatividade (Sociedades Civis Organizadas+ONGs) em sua grande maioria, são simples árvores secas e sem frutos. Resultado: a massa só padece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário