quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PARQUE ESTADUAL DO MENDANHA ESTÁ 100% ABANDONADO PELO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

GUARDA AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU COMBATE INCÊNDIO NO MORRO DO CRUZEIRO
Uma equipe da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu combateu um incêndio na tarde desta segunda-feira (19/01), no Morro do Cruzeiro, próximo ao Centro. A área foi parcialmente devastada e as chamas chegaram a atingir toda a plantação de bananas de uma residência.

De acordo com Edgar Martins, as evidências apontam que o incêndio foi criminoso. “Recebi o chamado por volta das 16h e ficamos no local até às 20h, quando as chamas foram totalmente combatidas. Estamos passando por um verão atípico, com muito calor e seca. Por isso, é fundamental que a população tenha consciência e não coloque fogo de maneira alguma, uma vez que incendiar matas e florestas é crime ambiental”, alerta o chefe do Parque Municipal.
A população pode denunciar os crimes ambientais ou pedir ajuda em casos como este através do telefone 3770-5990.
Fonte: Jornal ZM Notícias - 21/jan/15
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: De imediato temos que concordar que todo incêndio em Áreas de Preservação Ambiental é criminoso, fora o que é causado pela própria natureza, um raio por exemplo. É uma violência antiga que passa de décadas e mais décadas, as queimadas, objetivando um pasto melhor para criadores de animais, que por lei deveriam seus animais ou até eles mesmos viverem confinados. Esta equipe infelizmente somente atua dentro do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. Cabe ao Instituto Estadual de Ambiente - INEA, a tarefa de proteger demais território da Serra de Madureira/Gericinó-Mendanha e que infelizmente há muito não ocorre. Ainda veremos muitas queimadas criminosas em nossa região, até que "alguém" do Governo Estadual resolva trabalhar. No momento não existe controle social e fiscalização, tendo em vista que o Parque do Mendanha, ainda não compôs o Conselho, na qual a lei determina. Meio Ambiente em Nova Iguaçu é muito escrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário