domingo, 8 de novembro de 2015

HEMODIÁLISE E TRANSPLANTE RENAL

VII JORNADA DE SERVIÇO SOCIAL EM DIÁLISE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Por Alcy Maihoní
Na sexta-feira (6), pela manhã, após uma consulta de rotina com a dermata, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, assisti o cerimonial do Seminário sobre Transplante Renal, ocorrido no anfiteatro Ney Palmeiro, do referido hospital.
Na mesa redonda com interação dos ouvintes, estavam o presidente da ADRETERJ, Gilson Nascimento da Silva (na foto, 1º à esquerda) ; Dr. Onofre Barros – Programa Estadual de Transplante, Assistente Social CDR-Nova Iguaçu, Fátima Regina Ferreira Gomes e Dr. Edson da Creatinina – Hospital Pedro Ernesto.
Foram explanados os critérios de encaminhamento de pacientes para transplante renal e o processo de regulação dos pacientes para diálise no estado do Rio de Janeiro.
Destaques positivos:
Tempo de espera transplante de rins é de 1 mês;
Unidade de transplante em Bonsucesso está operando com eficiência.
Pontos negativos:
Recursos não estão sendo repassados e registro que somente em Nova Iguaçu o déficit chega a 1 milhão e 800 mil reais, segundo o presidente Gilson.
Sistema de Regulação do Estado continua péssimo.
Concordo com a mesa quando dizem que deve haver amplo diálogo no conselho e se o conselho não resolver os casos que estão fora da lei, o caminho é Ministério Público. Penso que somente esta conduta não é suficiente. Bom mesmo é divulgar nomes e sobrenomes das pessoas e clínicas que atuam criminosamente e em proveito próprio. Pois, quem está na ponta (usuários) é que sofre duplamente as reais consequências, na própria carne e na má gestão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário