sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Shopping Nova Iguaçu: Reflorestamento da Serra de Madureira

Shopping Nova Iguaçu realiza plantio de cerca de 8 mil árvores nativas

Por: Caroline Pereira
Shopping Nova Iguaçu realiza plantio de cerca de 8 mil árvores nativas
 Mais novo empreendimento da Baixada Fluminense colabora na preservação e reflorestamento da Serra da Madureira
 Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2015 – O Shopping Nova Iguaçu deu início ao plantio de cerca de 8 mil árvores nativas no entorno da reserva do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, na Serra da Madureira. Cerca de 75% das mudas previstas no projeto já foram plantadas e o restante do cultivo será concluído até a inauguração do empreendimento.
 O projeto prevê ainda o monitoramento e manutenção das novas árvores durante um período de dois anos pelo shopping que leva o nome da cidade até as plantas atingirem a autossuficiência.
 Para o superintendente do Shopping Nova Iguaçu, Julio Ferrer, o projeto foi uma excelente oportunidade para colocar em prática um dos principais valores da companhia: fazer a diferença.
 “Aproveitamos esta oportunidade e ampliamos ainda mais o projeto de replantio de árvores. Escolhemos, então, a área próxima ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, na Serra da Madureira, que tem uma enorme relevância ambiental para a região, por ter importantes rios que o cortam, além de ser um local querido pela população para passeios e trilhas”, completa Ferrer.
 Para a Prefeitura de Nova Iguaçu, o plantio realizado como medida compensatória pelo empreendimento demonstra comprometimento com questões que vão além das econômicas. “Ficamos muito felizes de ter parceiros como o Shopping Nova Iguaçu, que acredita e investe na cidade não apenas no âmbito econômico, mas também cumprem com as suas responsabilidades socioambientais. A construção em si do shopping em uma cava de pedreira já é um exemplo de como trabalhar um passivo ambiental”, conclui Giovanni Guidone, Secretário Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.
 Roberta Fonseca, diretora executiva da Verde Engenharia e consultora especialista em planejamento e gestão ambiental, acredita que o diferencial do Shopping Nova Iguaçu está no compromisso de fazer a diferença. “O shopping foi além das suas obrigações e se preocupou em realizar um estudo completo das espécies da região para chegar o mais perto possível da recomposição florestal efetiva, promovendo um aumento da biodiversidade local integrada a reserva”, detalha Roberta.
 ​O reflorestamento contará com as empresas da própria Baixada Fluminense para plantio e fornecimento das mudas, além de realizar o monitoramento do projeto.
Fonte: Folha do Iguassú - 19/11/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Toda ajuda é bem vinda, no que diz respeito a preservação e manutenção desta importante área ambiental. Ainda sonho que estas ações sejam ampliadas e direcionadas para toda APA, beneficiando também as comunidades da periferia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário