TEM GENTE QUE NÃO DÁ A MÍNIMA PARA ESTES CONSELHOS, NÃO IMPORTA, TAMBÉM SERÃO BENEFICIADOS COM AS BOAS DELIBERAÇÕES QUE VIEREM.
Por Alcy Maihoní
Muitas figurinhas tapadas, sem visão alguma, criticam os conselhos, membros conselheiros e as pessoas que participam das importantes reuniões ordinárias e as extraordinárias.
Em nossa cidade Iguaçuana, são mais de trinta conselhos existentes dos mais variados setores de políticas públicas: Educação, saúde, meio ambiente, segurança, assistência social, etc...
Sabemos que alguns não fracos em termos de constante falta de quorum e infraestrutura, pois existem conselheiros (as) que ainda não evoluíram, não há a vitamina do comprometimento pelo coletivo. Amam seus umbigos, outros estão por obrigação legal e ainda existem aqueles que participam somente para tentar alimentar discórdias e observar brechas para se dar bem politicamente. Enfim, nem por isso devemos menosprezar estes espaços democráticos de participação social e fiscalização.
O QUE SÃO OS CONSELHOS?
São órgãos permanentes, deliberativos ou consultivos, com a finalidade de propor, acompanhar e fiscalizar a implantação de políticas públicas nas diferentes áreas. A representação nos Conselhos compreende o poder público (gestores) e sociedade organizada (trabalhadores e usuários).
As principais atribuições básicas de um conselho: Cristalizar diretrizes para a organização do Sistema de suas competências; colaborar com o Poder Público Municipal ou Estadual na formulação da política e no planejamento, adequação e acompanhamento da execução dos Planos Existentes e elaboração daqueles que ainda serão criados e sancionados pelo prefeito. Eu, poderia escrever mais situações destacando a grande importância que estes colegiados proporciona a cidade. Porem, melhor seria se as pessoas tivesssem atitude e vir conhecer a dinâmica, indo pessoalmente, mesmo que de forma esporádica as assembleias. Falar mal dos conselhos e conselheiros diante de um computador é fácil, quero ver assistir uma sessão e tendo a oportunidade de fala, expor suas inquietações e propostas.
O Coletivo Popular é o Alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário